Jornalistas esportivos do Grupo Globo criticam Copa América no Brasil


Jornalistas do Grupo Globo criticaram nesta 2ª feira (31.mai.2021) a realização da Copa América 2021 no Brasil. O anúncio foi feito pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), depois de Argentina e Colômbia desistirem de sediar o torneio esportivo. Os argentinos justificaram a desistência alegando alta de casos de covid-19. Já a desistência da Colômbia se deve à instabilidade política no país. Com isso, a Conmebol procurou uma nova sede para o evento e contou com o aval do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, para trazê-lo ao país.

“Esta Copa América, que já não deveria ser realizada […] a pandemia interrompeu várias competições no mundo e obviamente que nesse momento, com o calendário [esportivo] todo estrangulado no Brasil e em outros países do continente, a Copa América é só mais torneio caça-níquel… sem nenhuma expressão nesse momento”, afirmou o narrador Luís Roberto durante participação no programa “Seleção Sportv”.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

Para o jornalista, além de tirar os principais jogadores de seus clubes e tornar o calendário de jogos muito apertado, a realização da Copa América se torna ainda pior pelo fato de que a pandemia ainda não estar controlada no Brasil. Soma-se a isso o fato de outros países terem desistido de sediar a competição exatamente por causa do coronavírus.

“Um país que tem a pandemia descontrolada aceitou fazer o torneio […] que levou 9 meses para responder à carta da Pfizer, mas respondeu em 10 minutos que vamos fazer a Copa América. A abertura em Brasília, os jogos em Natal e Pernambuco […] final com público. É inaceitável. A coletividade do esporte não pode aceitar essa decisão. É uma vergonha. É um tapa na cara dos brasileiros”, afirmou.

As críticas expõem a diferença de tratamento dada pelos integrantes da equipe esportiva da Globo, que detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, no comparativo com a realização do torneio internacional, que terá transmissão de todos os jogos no SBT.

Em publicação no Twitter, o comentarista Paulo Vinícius Coelho –conhecido como PVC– também falou sobre o tema e criticou quem está comparando a realização dos torneios nacionais com a Copa América. Segundo ele, o Brasil não deveria assumir a competição faltando apenas 12 dias para o início do torneio –marcado para começar em 11 de junho.

“Se fosse compromisso assumido 1 ano atrás, ok. Mas assumir esta responsabilidade a 12e dias do evento, em meio à crise da saúde, desculpa aí… discordo. Se Argentina e Colômbia, as sedes, não podem, não é responsabilidade do Brasil.”, disse PVC.

Comentarista do Grupo Globo, PVC criticou quem compara Brasileirão e Copa América Reprodução/ Twitter

Segundo dados do Our World in Data, a Argentina tem hoje média móvel de 30.589 casos de covid por dia, nos últimos 7 dias. O Brasil, de 61.649. A média móvel de mortes pelo coronavírus é de 1.837 mortes no Brasil. Na Argentina, essa taxa é de 484.

O Brasil é hoje o 8º país com mais mortes por milhão de habitantes em decorrência da covid-19: 2.161. A Argentina ocupa o 20º lugar do ranking mundial, com 1.692 mortes por milhão. Está 1 lugar abaixo da Colômbia, que tem 1.708 vítimas por milhão de habitantes.

A Copa América vai acontecer em um momento em que o Brasil acumula mais de 16,5 milhões de casos e 461.931 mortes por covid-19. Também coincide com a chegada da variante indiana aos Estados brasileiros. Até o momento, a cepa já foi identificada no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Maranhão.

Leia também:

Covid-19: Internautas criticam realização da Copa América no Brasil;Copa América no Brasil tem “menos risco” do que na Argentina, diz Mourão.

Previous Brasil desperdiça quase 40% da água potável captada, aponta estudo
Next Ministério da Saúde registra 860 mortes e 30.434 casos de covid em 24 horas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.