Projeto “Arte pela Via” recebe propostas até 22 de junho e seleciona quatro criações
Um ônibus que se transforma em galeria de arte. É com essa proposta que o projeto Arte pela Via chega às ruas de Belo Horizonte, reunindo arte urbana, mobilidade e valorização cultural. As inscrições para a nova chamada pública já estão abertas e seguem até o dia 22 de junho.
O edital vai selecionar quatro obras inéditas de artistas mineiros para compor a próxima etapa da Exposição Itinerante Urbana — com painéis que serão aplicados em ônibus da Região Metropolitana de BH.
A iniciativa, que une mobilidade e cultura, é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copasa, apoio da Total Mídia e realização da Result, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com o tema “Cidades Fluidas”, o projeto busca obras que conversem com o grafite e expressem as dinâmicas do cotidiano urbano. Artistas de Minas Gerais — formalizados ou não — podem participar, desde que ligados ao universo da arte e da cultura e atendam aos critérios previstos no edital. As propostas devem ser inscritas pelo link:
https://app2.desdobra.org.br/
A avaliação será feita por curadoria técnica, com seleção por quatro eixos territoriais: Norte e Jequitinhonha, Centro-Oeste e Triângulo, Sul e Sudoeste, Metropolitana e Leste.
Uma galeria sobre rodas
A proposta foi oficialmente lançada no último dia 5 de junho, em evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, foi apresentado o primeiro ônibus totalmente envelopado com a obra “Povo D’água: Memória do Vivido”, criada por artistas da própria Copasa. A arte presta homenagem à bacia hidrográfica do Rio Doce, provocando uma reflexão sobre a relação entre água, memória e identidade cultural.
Para Fernando Passalio, presidente da Copasa, o projeto amplia o papel da empresa para além do saneamento. “A Copasa é muito mais do que saneamento. Água também é cultura, arte e valorização da vida. Nada melhor do que apresentarmos essa parceria que une arte e sustentabilidade”, afirma.
Idealizador do projeto, Alfredo Henrique Rodrigues, diretor da Result, ressalta o impacto social da ação. “É uma honra participar deste projeto que valoriza os artistas locais e leva arte diretamente à população”, pontua.
O produtor executivo José Megale destaca o apoio dos parceiros. “Agradecemos à Copasa e aos parceiros que possibilitaram o início deste movimento artístico pelas ruas da região metropolitana. A proposta é transformar os ônibus em galerias itinerantes, acessíveis e democráticas”, reforça.
No Comment