Integrantes da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e da Empresa Júnior do curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participaram do grupo que, na última terça-feira (24/06), visitou o Lar Betânia – Asilo São Vicente de Paulo. A iniciativa denominada Prevenção e Ação no Lar Betânia – Uma intervenção multiprofissional, que atendeu cerca de 180 pessoas, das quais 142 idosos, teve organização do Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (CRASI) Eny Faria de Oliveira do HUCF.
Com o objetivo de realizar ação especial destinada ao cuidado e bem-estar dos idosos residentes e da equipe responsável por eles na casa de longa permanência, a iniciativa teve ainda parceria das Práticas interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (Piepe), Faculdades de Ciências Odontológicas (FCO), da Liga de Fisioterapia do Centro Universitário UniFipMoc, Serviço de atendimento especializado SAE ampliado de Montes Claros (Cerdi) e da Igreja Pentecostal Templo de Deus.
Durante a visita ao Lar Betânia foram oferecidos serviços de saúde como imunização, testes para detectar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento odontológico, treinamento em cuidados com incontinência e orientação sobre lesões. Além disso, houve também atividades voltadas ao bem-estar emocional, como musicoterapia e oficinas lúdicas e de autocuidado. A terceira idade ali acolhida também recebeu kits odontológicos e outras doações.
O evento, segundo o CRASI do HUCF, reforça o compromisso com o cuidado humanizado e a valorização da pessoa idosa.
No Comment