Governadores pedem urgência da Anvisa na aprovação dos testes da Butanvac


Coordenador do Fórum Nacional de Governadores, o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), encaminhou ofício nesta 6ª feira (4.jun.2021) ao diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, pedindo celeridade nos testes do processo produtivo de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a fabricação da vacina Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e na aprovação das fases 1, 2 e 3 de testes da Butanvac, imunizante brasileiro que será produzido pelo Instituto Butantan.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

No texto, os governadores solicitam que a agência confira “mais celeridade à fase de testes do processo produtivo de insumos farmacêutico ativos – IFAs que serão utilizados na fabricação da vacina Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz” para que, com o êxito na transferência de tecnologia, “a produção do referido imunizante seja alavancada”. Leia a íntegra (397 KB).

Na 3ª feira (1º.jun.2021), a Fiocruz assinou contrato de transferência de tecnologia com a farmacêutica. O acordo autoriza a fundação a produzir IFA.

Falando em nome dos 18 governadores que compõem o Fórum Nacional, Wellington Dias manifesta satisfação com as etapas já concluídas nas tratativas entre a Anvisa e o Instituto Butantan para a “aprovação do desenvolvimento e uso da Butanvac”, mas requer “máxima urgência” na análise e potencial aprovação dos testes.

“Tendo em vista que há, aproximadamente, 7 milhões de doses prontas e armazenadas da Butanvac, com a expectativa de que um total de 40 milhões seja produzido até setembro deste ano, a oportunidade urge esforços redobrados, sem descuidar das regras de segurança e qualidade, tão caras à Anvisa”, diz a nota.

Por fim, o ofício ainda trata da possibilidade de aprovação para uso emergencial das vacinas Sputnik V e Covaxin, que passaram por nova análise da agência nesta 6ª feira (4.jun) e foram aprovadas.

“Possibilita vislumbrar um resultado satisfatório para o compromisso dos Governadores brasileiros de ampliar em larga escala a vacinação em todo o território nacional”, finaliza o texto.

Previous Ex-governador Pezão é condenado a 98 anos de prisão por corrupção
Next Seleção rejeita Copa América em derrota para Bolsonaro e vitória da Globo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.