Gestão Bolsonaro estimula “poluição de informações” sobre covid, diz estudo


Um relatório publicado pela Artigo 19, ONG de defesa ao acesso à informação, aponta que a gestão de Jair Bolsonaro (sem partido) estimula “poluição de informações” sobre a covid-19. Eis a íntegra (17 MB).

Intitulado “Infodemia e covid-19 – a informação como instrumento contra os mitos”, o estudo afirmai que o excesso de notícias sobre o coronavírus e revisões constantes sobre como combatê-lo são uma forma de confundir a população sobre o que é eficaz.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

A porta-voz da Artigo 19, Ana Gabriela Ferreira, disse ao UOL que houve “tendência presidencial e ministerial de propagar desinformação, mesmo com não só uma, mas sim inúmeras orientações sobre o vírus”.

O relatório, que avaliou respostas do governo federal a questionamentos feitos via LAI (Lei de Acesso à Informação), também fala do apagão de dados oficiais de interesse público e da dificuldade de acesso a documentos oficiais relacionados à pandemia.

A ONG ainda relata que precisou entrar com recursos para obter respostas sobre temas como o suposto “kit covid”, o aplicativo TrateCov, disponibilidade de seringas e cilindros de oxigênio e vacinação da população indígena e ribeirinha.

O apagão de dados motivou a criação do consórcio de veículos de imprensa, em junho de 2020, para reunir informações sobre casos e mortes pela pandemia. “Todas as desestruturações percebidas também impedem o direcionamento eficaz de políticas de enfrentamento à covid-19 — como a efetiva identificação de grupos de risco, gargalos e desafios logísticos, produção de remédios e imunizantes nacionais”, diz o relatório.

O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou oficialmente sobre o relatório da Artigo 19.

Previous David Carreira é o novo embaixador do Bacalhau da Riberalves
Next Preocupação com coronavírus aumentou no último mês para 56% dos brasileiros

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.