FUNDAÇÃO SARA COMPLETA 22 ANOS DE APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER


Conheça as formas de presentear a instituição, inclusive sem precisar gastar nada

                                                                                                                                                                                                                   

Junho é mês de importantes datas, como Dia dos Namorados e São João. Para a Fundação Sara, instituição de apoio a crianças com câncer, o mês também tem uma data muito especial, o dia 30, quando oficialmente foi criada. O sonho começou a ser despertado no coração de Álvaro e Marlene devido à experiência deles em Belo Horizonte e São Paulo durante o tratamento da filha (Sara) contra o câncer, no período de 1996 a 1997.

Devido ao apoio que tiveram durante o tratamento da filha, tanto de amigos que mobilizaram campanhas quanto de todos que apoiaram, eles decidiram que assim que retornassem a Montes Claros investiriam o que restou da campanha em uma instituição de apoio a crianças com câncer.

 

Dentre as conquistas da instituição desde 1998, quando foi criada, mais de 1.200 crianças e adolescentes com câncer já foram assistidos, foi criada uma segunda unidade da instituição na capital mineira, sete ambientes hospitalares onde crianças com câncer realizam o tratamento foram reformados e humanizados, dentre inúmeras outras.

 

A instituição costuma celebrar seu aniversário com festa (Barraquinhas, Festa dos Curados, Missas). No entanto, este ano, devido à pandemia do Coronavírus, as comemorações vão acontecer de maneira diferente. “É um momento diferente e muito desafiador para todos nós. Desde o início da pandemia, tomamos várias medidas para proteger nossos assistidos, visto que eles se enquadram em altíssimo risco devido à baixa imunidade por causa do tratamento, além de várias outras complicações decorrentes de efeitos colaterais. Além disso, eles mantêm a rotina do tratamento, o que faz com que continuem expostos”, explica a gerente geral, Silvana Amorim.

 

Outro impacto sentido pela instituição foi no setor financeiro, cerca de 80% de queda na arrecadação no primeiro mês de pandemia. “Graças à sensibilização da comunidade e a medidas alternativas de captação, temos conseguido reverter essa situação,” explica Silvana.

 

No site  www.fundacaosara.org.br/22anos   há algumas formas de presentear a instituição durante este mês de aniversário, uma delas sem precisar tirar nada do bolso. É o caso de quem declara Imposto de Renda.  “Quem declara Imposto de Renda tem o direito de escolher deixar todo o dinheiro com o governo ou destinar até 3% do valor devido para instituições como a nossa”, explica Silvana Amorim.

 

Outra maneira de presentear a instituição é adquirindo livros on-line escritos por alguns dos seus assistidos e que também estão disponíveis no site. Os livros fazem parte do Projeto Pequenos escritores, Grandes Lições, em que os autores mirins (crianças e adolescentes com câncer) contaram com o apoio voluntário de Maria Clara Gonçalves como coautora e adaptadora.

 

Além da mobilização da instituição com fontes alternativas de captação, há várias iniciativas da sociedade, como lives de artistas e formadores de opinião, que buscam engajar seus públicos para que contribuam com a causa. A programação completa pode ser acompanhada pelas redes sociais da instituição @fundacaosaraalbuquerque.

 

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma entidade filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a entidade foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de 1.200 famílias amparadas.

Em 2018 a entidade foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil dentre mais de 2.500 inscritas na seleção. Para saber mais acesse www.fundacaosara.org.br.

 

Previous Banco do Nordeste seleciona 17 projetos de pesquisa e inovação para combate ao novo coronavírus
Next Banco do Nordeste incrementa em 15,2% contratações com MPEs

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.