Com o objetivo de promover um ambiente de diálogo e aprendizado sobre a inclusão da pessoa surda no contexto acadêmico e social, será realizado nesta sexta-feira (30/08) na Universidade Estadual de Montes Claros o Fórum de Inclusão da Unimontes: “Comunidade Surda: Trajetórias e Perspectivas”.
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, em parceria com o Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi). O evento ocorrerá a partir das 19 horas, na Quadra 1 do Centro Esportivo Universitário, no campus-sede, com transmissão para os demais campi da instituição pelo canal da Unimontes no YouTube.
Serão discutidos o funcionamento e a atuação dos Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).
Um dos principais objetivos do encontro é aumentar a conscientização, fomentar a compreensão e fortalecer as redes de apoio para a inclusão plena da pessoa surda na Universidade e na sociedade, propagando essa importância no âmbito acadêmico, educacional e social. O evento visa também promover reflexões sobre o papel da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o desenvolvimento social e pessoal do sujeito surdo.
O público-alvo é formado por professores e acadêmicos da Unimontes, cursistas do CAS e sociedade em geral.
A organização destaca que, considerando os avanços por meio da Lei 10.436, sancionada em 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas, o Fórum busca destacar a importância dessa conquista e discutir a relevância da Libras na vida das pessoas surdas e na sociedade em geral.
“O intuito é criar um espaço para compartilhar experiências e desafios enfrentados, discutir políticas inclusivas eficazes e explorar novas perspectivas e práticas que possam ser implementadas na Universidade”, enfatiza a comissão organizadora. “Será um momento de palestras e relatos de experiência conduzidos por especialistas e membros da comunidade surda”, completa.
Estão previstas apresentações dos temas “O Papel do CAS na Educação de Surdos” (por Neyce Lopes Xavier Barbosa) e “Português como Segunda Língua para Surdos” (por Veronícia Andreza Leite Oliveira).
Na programação, constam ainda uma exposição sobre Libras e o lançamento do livro “Estudos Culturais e Literatura Surda” (Editora Caminhos Iluminados), das autoras Rosilene Aparecida Froes Santos e Rosana Froes Santos.
No Comment