Fortalecimento de parceria: Reitor da Unimontes apresenta demandas da universidade em audiências com secretários de Estado


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estreita as relações com o Governo de Minas Gerais, visando a ampliação da atuação da instituição e o atendimento às demandas da comunidade acadêmica. Objetiva também o fortalecimento das parcerias com as diversas secretarias e órgãos estaduais na implementação de projetos voltados para a melhoria das condições das regiões da área de abrangência da universidade.

Com esse propósito, terça-feira (11/05), em Belo Horizonte, o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, foi recebido em visitas aos secretários estaduais de Saúde, Fábio Baccheretti; de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto; e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, além do chefe do Gabinete Militar do Governador Romeu Zema, coronel Osvaldo de Souza Marques.

 

“Fortalecemos a relação entre a Unimontes e o Governo do Estado. Esta relação tem sido muito tranquila, sobretudo, porque o Governo Estadual tem sido extremamente atencioso com a Universidade, atendendo aos nossos pleitos com muita presteza”, afirma o professor Antonio Alvimar Souza.

 

Nas visitas aos titulares das secretarias estaduais, o reitor esteve acompanhado do pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Aloysio Afonso Rocha Vieira, do chefe de Gabinete, Allysson Dantas, a superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, Priscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, além do assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima.

 

Recursos para reforma do pronto socorro do HUCF

 

Ao ser recebido em audiência pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o reitor Antonio Alvimar Souza ressaltou a importância da assistência à saúde da população oferecida pela Unimontes por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria. Ele destacou que o Hospital da Unimontes, o único de Montes Claros com atendimento gratuito 100% pelo SUS, tem capacidade para ampliar os serviços à comunidade, da mesma forma como tornou-se referência regional para receber os pacientes da COVID-19.

 

Ele apresentou o pleito à Secretaria Estadual de Saúde para que seja autorizado o remanejamento de recursos represados do Programa Mais Vida, no valor total de R$ 9 milhões, a serem investidos na reforma do pronto socorro e no custeio do Hospital Universitário Clemente de Faria.

 

 

Conforme explica o professor Antônio Alvimar Souza, as verbas do Programa Mais Vida – correspondentes a três anos, deixaram de ser repassadas para o HUCF no governo anterior. Mas, o Governo Romeu Zema vêm saldando as dívidas em atraso com a instituição. “Além da reforma tão desejada do pronto socorro, com esses recursos, pretendemos quitar débitos e regularizar a situação junto aos fornecedores, para manter a estabilidade e a prestação de serviços do hospital”, assegura.

 

Ampliação de vagas em concursos

 

O reitor e os membros da equipe da gestão superior da Unimontes tiveram encontro com a secretária de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto. Na oportunidade, foi solicitado à Seplag o remanejamento de cerca de 100 vagas remanescentes (não preenchidas) no concurso público para professor de nível superior da Unimontes para subáreas que estão com demanda de docentes. O objetivo é aproveitar a lista de espera do concurso público, realizado entre os anos de 2014 e 2015.

 

A gestão superior da Unimontes também apresentou pedido à secretária Luisa Barreto para que seja ampliado o número de vagas a serem preenchidas no último concurso para servidores técnico-administrativos realizado pela Universidade.

 

De acordo com o edital, no concurso foram disponibilizadas 104 vagas. A proposta da instituição é que seja autorizado o preenchimento de pelo menos mais 40 vagas, por intermédio do edital do mesmo concurso, a fim de suprir demanda de pessoal da Universidade, especialmente, em cargos de nível superior.

 

Trabalho em prol do desenvolvimento regional

 

O professor Antonio Alvimar Souza fez uma visita de cortesia ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que foi empossado recentemente. Na reunião, ele enfatizou que a Uninontes está à disposição do Governo Estadual para atuar na implementação de programas e projetos voltados para o desenvolvimento das regiões de sua área de abrangência (Norte e Noroeste do estado e o Vale do Jequitinhonha) e de Minas Gerais como um todo.

 

Encontro com o chefe do Gabinete Militar do Governador

 

O reitor e a equipe da gestão superior da Unimontes tiveram ainda foram recebidos em encontro com o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Osvaldo de Souza Marques. Na oportunidade, foi apresentada a proposta para que o Governo do Estado venha contar com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros na realização de cursos de capacitação na área de segurança.

 

Outro assunto discutido foi a busca de informações sobre os aspectos legais para que as universidades estaduais mineiras e demais Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação –ICTs – do estado possam celebrar convênios e contratos com outros organismos. A questão é regulamentada pela Lei Estadual 22.929/2018, que estabelece as normas de convênios firmados pelas instituições superiores, que envolvem a captação de recursos financeiros para o apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão e de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação.

 

O professor Antonio Alvimar Souza considerou muito positivo o resultado das audiências com os secretários de estado e com o chefe do Gabinete Militar do Governo. “Tratamos de demandas específicas dos professores e técnico-administrativos e de questões mais abrangentes, que visam dar mais eficiência às atividades do ensino, pesquisa e extensão e à prestação de serviços da universidade”, conclui o reitor.

 

Previous Com parceiros estratégicos, Unimontes oferece curso introdutório de preservação do patrimônio audiovisual
Next Semana do MEI será estendida em Minas Gerais

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.