Filas de vacinação por doses excedentes chega a 6.000 em São Paulo


As UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Santa Cecília e Cambuci, 2 bairros da capital paulista, registram até 6.000 inscritos nas filas pela “xepa” de vacinas contra covid-19. São as doses que sobram em frascos abertos ao final do dia, perto do horário de fechamento dos postos de saúde.

A informação foi divulgada nesta 3ª feira (1º.jun.2021) pelo jornal A Folha de S. Paulo.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

A vacinação com doses sobressalentes ao fim do dia é para evitar o desperdício de imunizantes. Considera que já não haja nenhuma pessoa dos grupos prioritários na unidade de saúde esperando vacinação.

Quem esta na fila da “xepa” cadastra o número de telefone e recebe uma ligação quando chega a sua vez. A secretaria municipal de Saúde de São Paulo informa que aplica, em média, 2.046 doses remanescentes de vacinas por dia.

Atualmente, 2 grupos podem receber as doses excedentes: aqueles que tem deficiências permanentes não incluídas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e pessoas com mais de 18 anos que possuam comorbidades. Contudo, qualquer pessoa pode pedir para receber as doses da “xepa”.

A prefeitura afirma que o cadastro na fila deve ser presencial para apresentar “tanto a comprovação de residência no território da unidade [de saúde] quanto a comprovação de fazer parte de um dos 2 grupos contemplados para esse fim”.

Previous WhatsApp desiste de limitar funções de quem não aceitar novos termos de uso
Next Cidades europeias querem volta do turismo, mas não como antes

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.