Exposição “Dialogando com os artistas”


 marca comemoração pelos 60 anos do curso de Letras da Unimontes

No contexto das comemorações pelos 60 anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), completados em 2025, o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) apresenta a exposição “Diálogo com o Modernismo”.

Trata-se de mostra coletiva de artistas plásticos locais, que ocorre nesta semana, de segunda a quinta-feira, sempre das 8h às 18h. O evento é organizado pelo professor Osmar Oliva, do Departamento de Letras e Literatura e membro da Associação de Artistas de Montes Claros, e pelo professor Hélio Brant, do Departamento de Artes, ambos da instituição de ensino superior. O MRNM fica na rua Coronel Celestino, 75, no Corredor Cultural Padre Dudu. O acesso é de graça.

As obras levam a assinatura dos artistas plásticos Andréa Cardoso, Cecília Schmidt, Cleiton Oliveira, Francisca de Assis, Hélio Brantes, Nilce Veloso, Osmar Oliva, Rose Andrade, Guilherme Aquino e Ton Coutinho.

Letras

O curso de Letras da Unimontes foi fundado no dia 13 de abril de 1963 – mas data de 1965 a transferência dos cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) para o casarão centenário da antiga Escola Normal, na rua Coronel Celestino –, juntamente com os cursos de História, Pedagogia e Geografia.

Com a estadualização da então Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM), em 1989, e sua transformação na Universidade Estadual de Montes Claros, o curso de Letras, vinculado ao Departamento de Comunicação e Letras, iniciou com dupla habilitação: em Letras Português-Francês e Letras Português-Inglês, autorizados pelo Decreto Federal n.º 68.038/1971. Essas habilitações eram focadas na formação de professores para o ensino da língua e literatura, tanto em português quanto em línguas estrangeiras.

 

Em 1997, o curso de Letras foi reestruturado e desdobrado. Passaram a ser oferecidas as licenciaturas únicas em Letras-Português, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, autorizadas pela Resolução do Cepex n.º 17, de 4/12/1996, e reconhecidos pelo Decreto n.º 42.250, de 7/1/2002.

Previous Unimontes realiza 2º Torneio de Natação e reúne mais de 90 atletas e 300 pessoas
Next Belo Horizonte: HDG participa de Seminário Estadual sobre Cuidados Continuados Integrados 

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *