A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove, na próxima quinta-feira (28/11), o evento “Educação musical, mundo do trabalho e a construção de uma sociedade democrática: um diálogo com o tema da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical)”. A iniciativa do Curso de Música, do departamento de Artes, traz a Montes Claros o violonista Ricardo Silva Queiroz, etnomusicólogo e educador musical.
A abertura será feita pela Camerata de Violões com participação especial da cantora Danielle Dourado, egressa do Curso de Música da Unimontes. A programação acontece no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), no prédio 3 do campus-sede, às 19h30.
O professor do curso de Música da Unimontes, Marcos Neves, destaca a importância da palestra, atividade marca o encerramento do semestre letivo. Neves pontua que o objetivo é articular “a educação musical e a democracia” e encantar o público. O convidado, é “prata da casa”, egresso da Unimontes que destaca-se não apenas por ser um “exímio violonista”, mas por estar entre os grandes nomes da educação musical.
Queiroz retorna a Montes Claros, onde recebeu o diploma superior em Educação Artística, habilitação em Música e foi professor adjunto de 1998 a 2004; e no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, que deu aula entre 1995 e 2002.
Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Queiroz atua como professor associado do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O professor é presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) desde 2013. O convidado especial é autor de diversos artigos na área de música, sobretudo nos campos da Etnomusicologia e da Educação Musical, publicados nacional e internacionalmente em livros, revistas especializadas e anais de congressos. Ele também foi professor visitante da University of Texas at Austin, Estados Unidos, onde, entre agosto de 2018 e julho de 2019, fez pesquisa de pós-doutorado. Queiroz também presidiu a ABEM.
Queiroz já realizou concertos, conferências, mesas-redondas e cursos em todos os estados do Brasil e em países como Peru, Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal, Moçambique, Gana, Suécia, Noruega e Finlândia, entre outros.
No Comment