– Foram anunciadas 33 obras, das quais 13 foram aprovadas em edital com financiamento da Fapemig
A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da Editora Unimontes, divulgou o resultado do edital 01/2024, da chamada para a “seleção de propostas de livros originais e/ou traduções, na perspectiva da popularização do conhecimento acadêmico”. Foram selecionadas 13 obras a serem publicadas no Catálogo 2025 Editora Unimontes no âmbito do edital, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Ao longo deste ano a Editora tem a previsão de publicar 33 obras. Além dos 13 livros selecionados por Edital, somam-se mais 20 livros, dos quais 15 compõem uma coleção sobre a Iniciação Científica na Educação Básica, fruto de parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE).
Dos 13 livros aprovados no âmbito do Edital, 12 são de autores ou organizadores da Unimontes, sendo que um conta com a participação de professor de Turim (Itália) e uma obra é de autoria de professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
A diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, destaca a importância dos livros a serem publicados na perspectiva da divulgação científica. “Por meio do Edital 1/2024, foram selecionadas obras de divulgação científica, ou seja, livros que traduzem, de forma acessível e envolvente, o conhecimento produzido na universidade para a população em geral”, observa.
Ela lembra que, entre as obras selecionadas para publicação pela Editora Unimontes existem livros voltados para crianças, estudantes e diferentes categorias profissionais, como professores e enfermeiros. “Com essa iniciativa, buscamos estreitar os laços entre a universidade e a sociedade, promovendo o letramento científico e garantindo que o saber acadêmico alcance e beneficie um público cada vez mais amplo”, explica a professora Maria Clara Maciel.
Como foi o processo
Foram recebidas 40 propostas de publicação pela Editora Unimontes no âmbito do edital. Destas, foram deferidas 29 propostas. Elas foram submetidas à avaliação pelo sistema “duplo cego”, que mantém a identidade dos autores e dos revisores em segredo, assim como Conselho Editorial da Editora Unimontes, que levou em conta o mérito e a pertinência das obras.
Popularização do conhecimento
Entende-se por popularização do conhecimento acadêmico, conforme o Edital, “o processo de tornar o conhecimento gerado no ambiente universitário acessível e compreensível ao público em geral, fora dos círculos acadêmicos. Esse esforço visa democratizar o acesso à informação científica, quebrando barreiras de linguagem e complexidade, para que pessoas de diferentes gerações e níveis educacionais possam se beneficiar de avanços e discussões ocorridas no âmbito da universidade. Para tanto, adaptações de linguagem, seleção de conteúdo pertinente ao público e inserção de exemplos, entre outras estratégias comunicacionais, devem ser consideradas”.
Livros selecionados
AS 13 obras selecionadas para publicação pela Editora Unimontes no âmbito do edital 01/2024 são: “Abecedário LGBTQIAPN+: um guia para uma sociedade + plural”, dos autores Rafael Baioni do Nascimento, Mônica Maria Teixeira Amorim, Daliana Cristina de Lima Antonio, Marcelo Brito, Renan de Souza Nascimento e Letícia Imperatriz (Unimontes); “Alavanca Imuno: seu guia preciso em imunobiologia básica”, das autoras Janete Maria da Silva Alves e Tatiele Henriques (Unimontes); “As guardiãs do jardim: a importância das abelhas para a natureza”, dos autores Vanessa de Andrade Royo, Geusa Simone de Freitas, Dario Alves de Oliveira e Lívia Tamara Magalhães Ruas (Unimontes); “Atlas ambiental”, organizador – Marcos Esdras Leite (Unimontes); “Atlas Geográfico Escolar de Minas Gerais”, organizadores – Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, Rahyan de Carvalho Alves (Unimontes); “Capoeira na educação física escolar: histórias, ritmos e sequências didáticas”, das autoras Dejanny Martins de Brito e Josiane Santos Brant Rocha (Unimontes); “Coleção Webguardians: navegando com segurança na internet”, organizadores – Fábia Magali Santos Vieira, Alcino Franco de Moura Júnior, Christine Martins de Matos, Lérica Maria Mendes Veloso e Vanderson Gonçalves da Silva (Unimontes); “Cuidar em liberdade: gestão autônoma da medicação e as vivências de uma usuária de serviços de saúde mental”, dos autores Cristina Andrade Sampaio (Unimontes), Mario Cardano (Universida de Turim – Itália), Victória Silva Midlej Ribeiro (Unimontes) e colaboradores; “Escrever e ensinar a escrever – Breve antimanual para professores”, da autora Ana Elisa Ribeiro (Cefet-MG); “Escola do Campo: Território de Viver e Aprender com a Comunidade – 26 anos da Educação do Campo, das Águas, das Florestas” – organizadoras – Magda Martins Macêdo, Maria Aparecida Afonso Oliveira e Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes (Unimontes); “Lógica de Programação: uma proposta para crianças com o Scratch”, dos autores Christine Martins de Matos, Fábia Magali Santos Vieira, Alcino Franco de Moura Júnior e colaboradores (Unimontes); “Processo de enfermagem: uma abordagem voltada para técnicos de enfermagem”, da autora Valessa Gizele Ramos de Oliveira (Unimontes); e “Cartas sobre as diferenças”, organizadora – Viviane Bernadeth Gandra Brandão (Unimontes).
No Comment