Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional de Residência é um processo seletivo que avalia candidatos para residências médicas e multiprofissionais em todo país. O Enare funciona em modelo semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/Sisu), em que as notas obtidas pelos candidatos são usadas para o preenchimento das vagas nos cursos de especialização oferecidos pelas universidades e hospitais que aderiram ao sistema de seleção unificada.
Victor Thadeu de Freitas Veloso, que concluiu a graduação em medicina na Unimontes, teve a maior nota geral (prova de conteúdo e avaliação curricular) entre os 54.171 candidatos de todo país, inscritos para a disputa de 4.874 vagas do Enare 2024/2025. Ele alcançou 903,65 pontos (em 1 mil pontos possíveis). As provas foram aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O egresso do curso de Medicina optou fazer a especialização na área de Dermatologia no Programa de Residência Médica do Hospital das Clínicas, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O curso de residência no mês de março de 2025, com duração prevista de três anos.
“Sinto-me muito realizado. Trabalhar e estudar para a prova de residência é muito difícil. É travar uma luta diária com o cansaço, é abrir mão de muitas coisas boas, mas é parte do processo. Muito custa aquilo que muito vale”, declara Victor Thadeu.
Importância do curso médico da Unimontes
“O resultado foi alcançado graças ao amor de Deus para comigo, à boa formação que a Unimontes me ofereceu e ao meu esforço e constância diários”, afirma o primeiro colocado no Enare 2024/2025.
Ele destaca a importância do ensino na Universidade Estadual de Montes Claros. “Nunca me passou na cabeça fazer faculdade em outra universidade que não a Unimontes. Foi a única prova que tentei. Então, a Unimontes desde sempre, teve minha admiração”, declarou ao antecipar um sonho. “Espero poder, um dia, voltar à Unimontes como professor. É uma área que me enche os olhos. Ou quem sabe até como coordenador do curso médico”, revela Victor Tadeu.
O egresso da Unimontes explica também a razão pela escolha de fazer a especialização na área dermatológica. “Escolhi a Dermatologia porque gosto de doenças infecciosas da pele, as famosas ‘perebas’, e também tenho um senso estético, que poderá ser usado na Dermatologia. Para me formar bem, escolhi o Hospital das Clínicas da UFMG porque é uma das melhores instituições deste país, com reconhecimento internacional”, disse.
Reitor enaltece qualidade do curso de Medicina
O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, cumprimentou o egresso da universidade Victor Thadeu de Freitas Veloso pela aprovação em primeiro lugar geral no Enare 2024/2015. Ele destacou que a conquista demonstra o nível de excelência do curso médico da instituição, que adota o modelo PBL (aprendizagem baseada em problema), com ótimos resultados na formação profissional
“A importante conquista no Enare demonstra a elevada qualidade do nosso curso de medicina, o comprometimento dos nossos professores e do próprio egresso. Estão todos de parabéns”, afirmou o reitor.
Na mesma linha, a professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), enfatizou que o feito de Victor Thadeu no exame do MEC é um atestado da qualidade do curso de Medicina da Unimontes. “Estamos muito felizes com o desempenho que nossos egressos têm demonstrado em suas jornadas profissionais. A conquista do Victor é também de todos nós da Unimontes. Demonstra que temos um curso de medicina de qualidade, professores e alunos comprometidos com a formação de profissionais que atendem às demandas contemporâneas”, avalia a diretora do CCBS/Unimontes.
No Comment