Em comemoração ao Mês dos Cuidados Paliativos, o Hospital Dilson Godinho (HDG), localizado no Norte de Minas Gerais, destaca seu compromisso com uma abordagem humanizada e integral ao oferecer Cuidados Paliativos Interconsultas desde março deste ano. A modalidade pioneira na região visa promover a qualidade de vida para pacientes e familiares diante de doenças graves, com foco no alívio de dores e sintomas físicos, psicossociais e espirituais.
A médica paliativista e coordenadora da equipe multidisciplinar do HDG, Dra. Larissa Giovana Barbosa Souto, explica a relevância da modalidade: “Nos Cuidados Paliativos, olhamos o paciente como um todo. Nosso objetivo é proporcionar conforto e suporte emocional tanto ao paciente quanto à sua família, assegurando a melhor qualidade de vida possível.”
O Mês dos Cuidados Paliativos tem como tema mundial deste ano: “10 anos desde a Resolução: Como estamos?”, em alusão à resolução da Assembleia Mundial da Saúde que, há uma década, incentivou os países a fortalecerem os Cuidados Paliativos como parte do atendimento à saúde. Segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), no Brasil, aproximadamente 600 mil adultos e 34 mil crianças necessitam desse serviço. Em 2024, o Ministério da Saúde deu um passo importante com a Política Nacional de Cuidados Paliativos, que promove equipes assistenciais e capacitação profissional.
Com esta iniciativa, o HDG reafirma seu compromisso com a humanização na medicina, promovendo uma prática inovadora e compassiva que oferece conforto e dignidade aos pacientes, além de reduzir internações desnecessárias e fortalecer o vínculo entre equipe médica, pacientes e familiares.
No Comment