Em tempos de pandemia, em que as novas tecnologias ajudam a propagar informação de qualidade e verdade, bem como promover conhecimento, a Afya Educacional, grupo empresarial, detentor de 19 instituições de Ensino em todo o Brasil, como as Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros, em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico (DDA) do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), estão disponibilizando dois cursos online gratuitos para profissionais da área da saúde.

Diretor do DDA do HUCF, Roberto Rodney Ferreira Júnior explica que as duas instituições estão sensíveis ao cenário mundial da Covid-19, e que a parceria é para disponibilizar informação e capacitação dos profissionais, principalmente aqueles que estão na linha de frente de combate ao novo Novo Coronavírus.

“A Afya Educacional é uma instituição de renome nacional que está no mercado há muitos anos, notadamente, com cursos de qualidade na área da saúde. Essa parceria, por meio do executivo de soluções corporativas da empresa, Rodolpho Monegaglia, soma com as ações de enfrentamento que o HUCF tem desenvolvido para os seus profissionais”, destacou.

 

Cursos

“Condutas para Emergências em Covid-19, um dos cursos que faz parte do portfólio da instituição, é oferecido aos médicos, médicos residentes, farmacêuticos, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais e Nutricionistas do HUCF. No curso são detalhados assuntos como ventilação mecânica, emergências respiratórias e o diagnóstico por imagem. ” O curso é bem objetivo, didático e tem instrumentalizado médicos e demais profissionais a realizarem o atendimento de pacientes em situação grave pela contaminação com o Novo Coronavírus”, explica o diretor Roberto Rodney.

O curso está em andamento desde o dia 20 de abril e conta com 296 inscritos. São três módulos dedicados em 17 disciplinas/assuntos. Os profissionais também participam do curso “Atualização Terapêutica na era da Telemedicina”, cujo objetivo é atualizar os profissionais sobre atendimentos do Pronto Socorro, bem como identificar o momento correto e necessário de encaminhar o paciente ao especialista. Este curso, que tem início no dia 8 de junho e já conta com 165 inscritos, acontecerá em cinco módulos dedicados às afecções mais comuns de cada uma das principais especialidades médicas. Ainda conforme o cronograma, o curso aborda como e em quais circunstâncias a Telemedicina pode ser utilizada, principalmente com o objetivo de diminuir a exposição de risco dos profissionais de saúde e dos pacientes.

Ao final do curso, os participantes receberão certificado da Afya, com carga horária de 100 horas. Mais informações: www.afya.com.br/emergenciasmedicas ou www.afya.com.br/telemedicina