Comunidades rurais receberão ação conjunta em parceria com o Sindicato Rural


O Sindicato Rural de Montes Claros, representado pela vice-presidente Hilda Loschi, reuniu-se na manhã desta segunda-feira,  na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para articular uma ação integrada na comunidade rural de São Pedro das Garças. O encontro abordou os resultados de um diagnóstico territorial que revelou graves problemas na região, incluindo inexistência de documentação, alta taxa de analfabetismo, violência doméstica, isolamento social, gravidez na adolescência, falta de saneamento básico, além de dificuldades no recadastramento de idosos e acesso ao Bolsa Família.

A iniciativa, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a escola local e outras entidades, prevê uma série de atendimentos, como serviços de saúde, suporte psicológico, apoio da Polícia Civil para regularização documental e assistência jurídica. O Sindicato Rural sugeriu a inclusão de um atendimento multidisciplinar, ampliando o escopo da ação, que deve abranger todo o município de Montes Claros. “Essa é uma iniciativa do setor de proteção básica, que atua junto aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que abrange, também, a área rural”, explica a coordenadora Giovana Ferreira Rocha.

A vice-presidente Hilda Loschi enfatizou a relevância da proposta. “O Sindicato Rural, entidade de defesa dos produtores, busca o bem-estar das comunidades rurais. Queremos melhorias na qualidade de vida, enfrentando desafios e garantindo a permanência no campo com profissionalização, tecnologia e oportunidades.”

Os próximos passos incluem a elaboração de um cronograma detalhado, com previsão de extensão da ação a comunidades como Santa Rosa Lima e Aparecida do Mundo Novo. “Já fazemos um trabalho de formação e especialização, com os cursos de aprendizagem rural e promoção social, e vamos fortalecer esse vínculo ao colaborar com a ação oferecendo um momento de formação e informação para os moradores”, finaliza.


Previous Unimontes abre inscrições para bolsistas no GDECO-ETNOPO
Next MRNM - Professor da Unimontes falará sobre escravidão e reparação histórica no dia 02 de junho  

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *