A iniciativa, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a escola local e outras entidades, prevê uma série de atendimentos, como serviços de saúde, suporte psicológico, apoio da Polícia Civil para regularização documental e assistência jurídica. O Sindicato Rural sugeriu a inclusão de um atendimento multidisciplinar, ampliando o escopo da ação, que deve abranger todo o município de Montes Claros. “Essa é uma iniciativa do setor de proteção básica, que atua junto aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que abrange, também, a área rural”, explica a coordenadora Giovana Ferreira Rocha.
A vice-presidente Hilda Loschi enfatizou a relevância da proposta. “O Sindicato Rural, entidade de defesa dos produtores, busca o bem-estar das comunidades rurais. Queremos melhorias na qualidade de vida, enfrentando desafios e garantindo a permanência no campo com profissionalização, tecnologia e oportunidades.”
Os próximos passos incluem a elaboração de um cronograma detalhado, com previsão de extensão da ação a comunidades como Santa Rosa Lima e Aparecida do Mundo Novo. “Já fazemos um trabalho de formação e especialização, com os cursos de aprendizagem rural e promoção social, e vamos fortalecer esse vínculo ao colaborar com a ação oferecendo um momento de formação e informação para os moradores”, finaliza.
No Comment