Comissão de Ética ampliará ações no tratamento dos direitos e deveres dos servidores da Unimontes


Com reuniões mensais, a criação de canais eletrônicos, publicação de cartilhas e visitas aos departamentos, campi e demais unidades, dentre outras prioridades, a Universidade Estadual de Montes Claros trabalha para divulgar e intensificar as ações de sua Comissão de Ética. A proposta passa também pela interlocução permanente com a comunidade acadêmica na prevenção e na apuração das situações adversas à questão.

A iniciativa segue as diretrizes dispostas no Código de Conduta e Ética do Agente Público e da Alta Administração Estadual, estabelecido por decreto 4644/2014, do Governo de Minas Gerais. Implantada em dezembro último, por meio da portaria Nº 147/Reitor, a Comissão de Ética da Unimontes é presidida pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e composta por professores e servidores técnico-administrativos – inclusive do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

 

Como nos cinco primeiros meses do ano houve uma série de atividades estratégicas sob o ponto de vista acadêmico, administrativo e de gestão, como a retomada do calendário letivo e das atividades letivas, além de questões junto às Pró-Reitorias, direções de Centro de Ensino, Departamentos e conselhos superiores, o cronograma de reuniões da Comissão de Ética pode ser aberto na última semana de maio, ainda em formato virtual por causa do período de pandemia do Novo Coronavírus.

 

PLANO DE TRABALHO

 

“A primeira reunião nos permitiu definir, por exemplo, como será elaborado o plano de trabalho da Comissão de Ética”, explica a professora Ilva Ruas. Segundo a vice-reitora, além da ampla divulgação do Código de Conduta e Ética do Servidor Público, a Unimontes estabelecerá uma agenda para encontros, visitas, cursos e treinamentos de forma que a comunidade seja consultada para se definir qual a melhor maneira de discutir e agir na aplicação dos princípios e deveres dos agentes do Estado.

 

As reuniões da Comissão de Ética da Unimontes serão realizadas na última quinta-feira de cada mês, às 10h30, entre maio e dezembro. As visitas e/ou reuniões virtuais com os Centros de Ensino, departamentos, campi e demais unidades serão agendadas a partir do segundo semestre. Paralelamente, a Assessoria de Comunicação Social e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), com orientação da Procuradoria e da Auditoria, desenvolverão os materiais didáticos e peças objetivas para as redes sociais sobre as legislações sobre ética.

 

Outra orientação neste sentido será definida em encontro da Comissão de Ética com a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Comissão Disciplinar, Comissão de Sindicância e o serviço de Ouvidoria “Fale com a Unimontes” para detectar as questões relacionadas à ética mais demandas na Universidade.

Previous Grão Mogol terá Sala Mineira do Empreendedor
Next HUCF adquire equipamento para o tratamento de hemodiálise contínua de pacientes com Insuficiência Renal Aguda

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.