COMIDA DI BUTECO 2021: SALVE OS BUTECOS!


 Após quatro adiamentos em função da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2) – Covid-19, o concurso mais amado do Brasil está de volta: de 30 de julho a 22 de agosto acontece, em Montes Claros, o concurso Comida di Buteco, em sua 21ª edição, pela primeira vez em sua história, com foco no delivery!

Nosso mais profundo respeito às famílias de todos os butecos e suas equipes que foram atingidas pela Covid-19, por suas perdas de pessoas e por todas as consequências que a pandemia trouxe às suas vidas e negócios. Da mesma forma, nossa reverência às perdas do público fã e frequentador do nosso concurso, nossos parceiros e um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, que seguem acreditando na nossa corrente do bem e continuam conosco neste momento tão difícil.

 

Nossa Missão –

“TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA” – se faz mais necessária do que nunca. Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados “butecos” já era o nosso propósito, com a pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. Muitos de forma irreversível. Mas vários, quem sabe, reabram em um momento pós-pandemia.

 

Por isso, mais do que nunca, o público pode ajudar, prestigiando os butecos via delivery, trazendo não apenas faturamento adicional, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos. E para isso criamos o movimento Salve os Butecos!

 

Nosso objetivo no Salve os Butecos! é ajudar a gerar fluxo de caixa, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. Nossa meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site www.comidadibuteco.com.br. A conta para doações é:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55

 

 

Segurança

Neste 2021, pela primeira vez em sua história, o concurso terá um formato híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso através do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”.

Para isso, vamos divulgar os telefones dos butecos participantes no nosso site para que você possa pedir o petisco diretamente a eles, seja por telefone ou mensagem de WhatsApp. Em BH e Curitiba, estabelecemos uma parceria com o 99Food, que entregará os petiscos participantes com exclusividade em termos de aplicativo de entregas.

 

Os butecos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinadas pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso acontece. Temos orientado os butecos participantes a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento e estamos continuamente checando e reforçando esse cumprimento.

 

Fizemos vários esforços no sentido de poder realizar o concurso de forma híbrida, isto é, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery/para levar ou, se sentindo seguro seja por vacinação concluída ou pelas medidas de proteção individual e também de cada buteco, participar presencialmente. Dentre estes esforços, viabilizamos uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br localizando o buteco que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, naquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.

Elaboramos também uma lista de dicas para os consumidores, para que também respeitem as regras e não causem constrangimento aos butecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público bem como desclassificação no concurso Comida di Buteco por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente. Vamos divulgar estas dicas em nossa comunicação nas redes sociais, website, dentro dos butecos e junto aos veículos de imprensa que fazem a cobertura do concurso. Como exemplo destas recomendações e dicas temos “não servir ninguém que não esteja sentado nem efetuar vendas para que as pessoas consumam em pé ao redor do bar”.

Acreditamos que o público tem como desfrutar e participar do concurso ajudando os butecos e de acordo com as regras que trarão segurança a todos: consumidores e equipes dos butecos.

 

 

Novas iniciativas

Neste período em que o concurso não foi realizado, buscamos várias formas e alternativas para estarmos próximo do nosso público, fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade.

 

Linha Festas Comida di Buteco

 

Através de uma parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, desenvolvemos vários itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa, etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site www.reginafestas.com.br .

 

Piraquê Comida di Buteco

Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lança em edição especial os Snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa, os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.

 

Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play

A Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais, nos convidou para desenvolvermos uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco. Esta primeira leva, traz receitas premiadas de BH e o produto é composto por vídeos de 10 receitas, a história de cada um destes butecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma www.sympla.com.br  a partir de 19 de Agosto.

 

Camisetas Comida di Buteco Chico Rei

O Comida di Buteco estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento Salve os Butecos. A linha estará disponível na loja chicorei.coma partir de 1 de agosto e será mais uma maneira de mostrar nossa paixão pelos butecos.

 

Tema Raízes

Raízes, tanto com o sentido intrínseco das receitas como também da origem, princípio, cerne. São muitas opções de fácil acessibilidade e infinitas possibilidades de combinações. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura, são apenas alguns exemplos que aguçaram a criatividade dos cozinheiros e que vão despertar a curiosidade do público.

Todos os butecos participantes desenvolveram as receitas dos petiscos 2021 contendo uma ou mais raízes. E, continuando a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de butecos, os petiscos 2021 terão um preço fixo de R$ 27,00.

 

Nossa raiz

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes, e hoje, cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também  o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:

 

  • 21 circuitos de Norte a Sul do País, abrangendo 40 cidades;
  • 650 butecos participantes;
  • 000 votos;
  • 000 petiscos vendidos;
  • 500 empregos diretos gerados
  • 8 milhões de pessoas impactadas nos butecos;
  • 30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

 

Sua mecânica

 

Elege-se o Melhor Buteco da cidade e não o melhor petisco!

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota, e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí, o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Outubro.

 

 

Um modelo de negócios transformador de vidas

A razão de existir, a missão do Comida di Buteco é TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. O concurso tem como perfil de participantes apenas os negócios familiares, não participando redes nem franquias. E todos os envolvidos participam de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte  financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco – gera empregos,  impostos, turismo; e envolve parceiros, mídia jornalística, influenciadores e  finalmente,o público que visita e vota nos butecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia na qual o buteco está inserido.

 

 

BUTECOS DE NORTE A SUL DO PAÍS
     
REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais Belo Horizonte
Juiz de Fora
Montes Claros
Uberlândia
Poços de Caldas
Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano)
 
São Paulo São Paulo Capital
Campinas, Jaguariúna
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Rio de Janeiro Rio Capital, Baixada Fluminense e Niterói  
REGIÃO NORDESTE  
Bahia Salvador  
Pernambuco Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes  
Ceará Fortaleza  
 REGIÃO NORTE  
Amazonas Manaus  
Pará Belém e Ananindeua  
REGIÃO SUL  
Santa Catarina FFLFlorianópolis  
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Canoas  
Paraná Curitiba  
REGIÃO CENTRO-OESTE  
Distrito Federal Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga  
Goiás Goiânia e Aparecida de Goiânia  
     

Patrocinadores 2021

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuam conosco:

 

Banco Oficial: Santander (clientes têm 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes)

 

Santander e a Gastronomia

O Santander tem nos patrocínios ao setor gastronômico como uma de suas principais estratégias de marca. Nos últimos anos, o Banco tem apoiado eventos nacionais de renome dentro deste segmento.

Esta iniciativa tem como objetivo associar a marca Santander à gastronomia, por meio do apoio às inovações empreendedoras e culturais. Além disso, a instituição gera negócios para toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final, com ofertas financeiras, benefícios, e experiências exclusivas. Dessa forma, espera ser reconhecido como o Banco da Gastronomia.

O Farol Santander São Paulo, inaugurado há três anos, também tem a gastronomia como um dos eixos temáticos. O prédio tem hoje, em alguns dos andares, o Café do Mirante, o Bar do Cofre SubAstor e o Boteco do 28.

 

 

 

Eisenbahn

“Neste ano a Eisenbahn é a patrocinadora oficial do Comida di Buteco em São Paulo e Rio de Janeiro. A marca tem como propósito convidar os clientes a harmonizar o estilo pilsen com os petiscos do evento que celebram a cultura de cozinha raiz. Serão mais de 200 pontos de vendas: São Paulo (60), Rio de Janeiro (70), Campinas (40), Ribeirão Preto (20) e São José do Rio Preto (17) que entraremos com Eisenbahn Pilsen”.

 

Heinz

Essa é a primeira vez que a Heinz patrocina o Concurso “Comida di Buteco”. “O Comida di Buteco une os melhores bares do Brasil em um concurso que busca o melhor da culinária raiz e Heinz não poderia ficar de fora. Os butecos têm um valor sentimental muito grande na vida dos brasileiros e Heinz quer fazer parte dessa memória afetiva trazendo ainda mais sabor para os deliciosos petiscos criados para o concurso com os nossos condimentos. Estamos animados para fazer parte dessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil”, explica Bruno Ferragut, Gerente de Marketing Foodservice da Kraft Heinz.

 

Mc Cain

A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 4 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes independentes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o petisco mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.

Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: as batatas McCain Crispers, que possuem textura super crocante, corte em “v”, ondulada e com casca. Ela é perfeita para criar os mais variados pratos, já que o formato permite saboreá-las com molhos, coberturas (como carne seca ou costela) ou até mesmo recheando as batatas (com guacamole, por exemplo), estimulando a criatividade dos participantes.

 

Reserva 51

Reserva 51, uma das marcas da Cia Müller de Bebidas, confirmou presença em mais uma edição do Comida Di Buteco. A competição, que este ano completa duas décadas de existência, tem o objetivo de resgatar os botecos autênticos de cada região. Em 2021 serão mais de 500 bares participantes em cidades como São Paulo, Belo Horizonte Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.

Assim como nos anos anteriores, a Reserva 51 – uma cachaça extra premium, 100% envelhecidas em barris de carvalho – estará presente nos locais participantes com dosador, copos shot e ainda uma placa personalizada para os bares que entraram no projeto.

 

Perdigão

“O alimento é um importante elo para reunir família e amigos, seja em ocasiões cotidianas ou especiais, como celebrar em volta da mesa de um bar. A Perdigão acredita nisso e pelo 4º ano patrocina mais uma edição do Comida di Buteco, que acaba estimulando as relações gostosas em torno da comida, que é uma das premissas da marca”, afirma Luciana Bulau, gerente executiva de marketing da Perdigão.”

 

M Dias Branco

Contando com mais de 65 anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Com o objetivo de se aproximar dos consumidores regionalmente em uma ocasião de consumo unâmime entre os brasileiros – o buteco – as marcas de farinha Finna e Isabela apresentam o projeto, sendo Isabela para os estados do Sul o país e Finna para os demais circuitos e também com a marca Piraquê, conforme dito pela gerência de marketing da marca:  “O concurso valoriza receitas originais de bares familiares e suas receitas de raiz, combinando com a originalidade de Piraquê”.

 

Cervejaria Bohemia

Parceira de longa data do Comida di Buteco, a Cervejaria Bohemia propõe ao público um novo olhar para os seus costumes, trazendo para o concurso o conceito do ‘sabor que move tradições’.  “Para a Bohemia, que vem conquistando paladares por gerações, falar do boteco como extensão da nossa casa é justamente levar a tradição adiante, apoiando a cultura, a cozinha de raiz e o consumidor mineiro”, diz a gerente regional de marketing, Fernanda Federico.

 

Dubai Suítes

Com o conforto e sofisticação de uma estrutura única, aliada a uma linha completa de serviços de hotelaria, o Dubai Suítes é a opção certa para quem busca um espaço agradável, de fácil acesso e com atendimento diferenciado. E se for morador de Montes Claros, é só apresentar um comprovante de residência e ganhar 10% de desconto em sua hospedagem.

 

 

 

 

Empresas patrocinadoras em MONTES CLAROS

Cerveja oficial: Bohemia

Apresentador: Finna/Piraquê

Patrocinadores: Coca Cola

Banco Oficial: Santander/ Getnet

Apoiadores: Abrasel, Alternativa Publicidade, Dubai Suítes, Chandon, McCain, Reserva 51, Tabasco, Heinz, Santanense e Dickies

Promoção: Inter TV Grande Minas

 

Assessoria de Imprensa: Wesley Gonçalves (38) 99830-7398

Coordenação Comida di Buteco: Janaína Alves (38) 99217-7985

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA– (31) 3342 4519/3452

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

Site: comidadibuteco.com.br

Baixe o app ComidadiButeco

 

 

Previous MAURÍCIO SÉRGIO É ELEITO UM DOS 100 MAIS INFLUENTES DA SAÚDE DA DÉCADA
Next Inec receberá 2 mil cestas básicas da Campanha Brasil Sem Fome enviadas pela Ação da Cidadania

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.