O fortalecimento da parceria entre a Unimontes e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para aprimorar as ações de segurança pública, especialmente para a comunidade acadêmica, foi discutido na manhã desta sexta-feira (14/02) na Universidade Estadual de Montes Claros. O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, recebeu a visita do comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Montes Claros, tenente-coronel Wellington Eduardo Mourão Ferreira, acompanhado do subcomandante em exercício da unidade, capitão Michael Stephan da Silva.
O tenente-coronel Wellington Ferreira e o capitão Michael Stephan participaram de uma reunião com integrantes da gestão superior da Unimontes e de outros setores da Universidade, na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). O encontro também contou com a presença de representantes de outras instituições de ensino superior localizadas na área de atuação do 50º BPM: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Campus Montes Claros), Centro Universitário UniFipMoc Afaya, Unopar Anhanguera e Centro Universitário Funorte.
Os dois representantes do 50º BPM apresentaram dados sobre a redução da criminalidade na área de abrangência da unidade ao longo de 2024, bem como as medidas adotadas para melhorar a sensação de segurança na comunidade e diminuir os delitos. Destacaram que, em 2024, na área do 50º Batalhão da PM, o Índice de Crimes Contra o Patrimônio reduziu-se em 19,25%, enquanto as mortes violentas tiveram uma queda de 14,29%.
Eles solicitaram aos representantes das instituições de ensino superior sugestões para o planejamento das ações da Polícia Militar em 2025, com o objetivo de melhorar a segurança na área de abrangência do 50º BPM. Foram relatados os tipos de ocorrências mais frequentes nas sedes das entidades educacionais e discutidas as ações necessárias para preveni-las, incluindo o aumento de diligências e rondas policiais nos espaços das instituições.
Uma das propostas apresentadas foi a criação de uma rede de comunicação entre representantes da Polícia Militar e das instituições de ensino superior.
Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago agradeceu a visita do tenente-coronel Wellington Ferreira e reforçou a importância da parceria entre a Polícia Militar e a Unimontes. Ele destacou ainda a relevância da união de esforços entre as duas instituições para garantir a tranquilidade e a segurança de professores, servidores técnico-administrativos e da comunidade em geral.
As palavras do reitor foram reforçadas pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, que enfatizou a importância da atuação da Polícia Militar para garantir a sensação de segurança da comunidade acadêmica.
Por sua vez, o tenente-coronel Wellington Ferreira salientou que o resultado da reunião foi altamente positivo, não apenas por fortalecer a aproximação da Polícia Militar com as entidades de ensino e a comunidade em geral, mas também para o planejamento das atividades da corporação, visando à melhoria da segurança coletiva.
Presenças
A reunião na Sala dos Conselhos contou ainda com a presença dos pró-reitores de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, e de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; do diretor de Gestão de Campi, Giulliano Vieira Mota; e de outros integrantes da Unimontes. Também participaram os representantes de outras instituições de ensino superior: Alcinei Místico Azevedo, vice-diretor do Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros; Elaine Cristina Andrade e Ronielly Moura Fagundes, da Unopar Anhanguera; Helder Lopes Oliveira, do Centro Universitário UniFipMoc Afaya; e Walter Luís de Moura, do Centro Universitário Funorte.
Foto: Neto Macedo
No Comment