A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra mais um marco significativo em sua trajetória acadêmica com a aprovação do Doutorado Profissional em Cuidado Primário em Saúde pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A proposta do novo doutorado da Unimontes recebeu a nota máxima (5) da Capes/MEC.
O programa de pós-graduação stricto sensu profissional da Unimontes já conta com o Mestrado em Cuidado Primário em Saúde, que tem se destacado pela excelência na formação dos seus egressos. Com um enfoque multidimensional, o curso visa aprofundar o conhecimento dos alunos em suas áreas de atuação, promovendo um desempenho diferenciado na assistência à saúde. Além disso, fomenta o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias aplicáveis na gestão e na atenção primária em saúde, sempre com um olhar atento ao processo de educação permanente na área.
O curso busca transformar a prática assistencial, beneficiando os usuários dos serviços de saúde ao deslocar o foco do eixo flexível, com uma abordagem científica humanística, ponderada e crítica, que atende às reais demandas da sociedade. Dentro dessa missão, foi elaborada a proposta do Doutorado Profissional em Cuidado Primário em Saúde.
A proposta foi aprovada por meio da portaria nº 674, publicada em 24 de julho de 2024, que reconhece os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes/MEC.
“O Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde conta com um corpo de professores muito competentes e dedicados, demonstrado em sua excelente avaliação com conceito 5 pela Capes/MEC”, destacou o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira. “A aprovação do Doutorado é um marco para a área da saúde em Montes Claros e toda a região adjacente, auxiliando na capacitação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas com ênfase na atenção primária à saúde”, completou.
No Comment