Segunda-Feira, 11 de junho de 2024
FESTIVAL DE CINEMA
MONTES CLAROS-MG – A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove a partir desta quinta-feira, 13, o 1º Cinemontes, festival de cinema e audiovisual. O evento será realizado nos dias 13, 14 e 15, com programação diversificada, no Centro Cultural Hermes de Paula. O festival faz parte das comemorações dos 45 anos do Centro Cultural, além de lançar oficialmente o Curso Superior em Cinema da Unimontes, que está em fase de aprovação nos conselhos superiores da Universidade. Durante o festival serão realizados debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais, além de oficinas de capacitação e exibição de filmes (documentários, live action e animação). A ideia é trabalhar a atividade industrial do cinema e do audiovisual no cenário local e na economia criativa. Toda a programação do festival durante os três dias será gratuita.
CONEXÃO EMPRESARIAL
Inovação e crescimento do setor varejista foram destaques no 2º Conexão Empresarial em Capitão Enéas. Evento promovido pelo Sebrae Minas e parceiros abordou inovação para pequenos negócios do varejo
Empresário Irineu José Filho, importante palestrante da Conexão Empresarial
CAPITÃO ENÉAS-MG – Na última noite de segunda-feira (10/06), o município de Capitão Enéas, no Norte do estado, realizou a 2ª edição do Conexão Empresarial, evento realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sicoob Credinor e Prefeitura. As atividades aconteceram no Tatersal de Leilões Ricardo Vicintin. Foram discutidos temas como posicionamento de marca, estratégias para impulsionar vendas e apresentação de cases de sucesso. Um dos destaques foi a palestra “Criação e posicionamento estratégico de marca”, com o farmacêutico e especialista em marketing Irineu José Filho (foto). Ele atua com soluções criativas para presença digital e mídias de tráfego pago. Outro foco importante na programação foi a apresentação do programa Varejo, uma iniciativa do Sebrae Minas para aumentar as vendas, e capacitar os donos de pequenos negócios do segmento sobre técnicas de atendimento aos clientes, inovação, gestão e estratégias comerciais.
PRINCESINHA DO NORTE
Montes Claros, uma cidade pulsante, é considerada uma referência no norte de Minas Gerais. Dentre os apelidos do município, destaca-se um, muito peculiar: “Princesinha do Norte de Minas”. Você já parou para pensar por que Montes Claros é chamada assim?
MONTES CLAROS-MG – Uma hipótese é que a cidade teria abrigado realmente uma genuína princesa, filha ilegítima de Dom Pedro l, primeiro imperador do nosso país. De acordo com o livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes”, ela era fruto da relação do imperador com uma criada mucama que servia a Casa Imperial. A princesinha, segundo relatos, parecia uma boneca, com olhos azuis e cabelos loiros, atributos que encantaram Dom Pedro l. Infelizmente, não há informações do nome da princesinha, nem de sua mãe. O livro conta também, que foi preciso manter o caso em segredo para não abalar o casamento imperial, visto que Dom Pedro era casado com a imperatriz Leopoldina e já vivia uma crise em seu relacionamento. Acontece que o imperador era um mulherengo de mão cheia, tendo diversos casos extraconjugais. Porém, o imperador não desconfiava que, desde o primeiro momento, Leopoldina já sabia da paternidade da pequena e, movida por um sentimento de rejeição e raiva, firmou o propósito de deportá-la, juntamente com sua mãe, de imediato para o continente africano, sendo Angola o destino final. O que ela não contava é que Dom Pedro l descobriu a trama e armou para que a jovem criada e sua pequena filha fossem entregues aos cuidados de um conselheiro, em Tijuco (hoje a cidade de Diamantina). Algum tempo depois, Diamantina e região foram acometidas por uma epidemia de varíola e, para fugir desse surto, ambas vieram para o Arraial das Formigas, antigo nome de Montes Claros. Aqui, coube ao diligente sargento-mor Jerônimo Xavier de Souza acolher as duas, providenciando, ainda sob sigilo, uma morada à altura das recomendações do imperador; um lugar onde elas, mãe e filha, pudessem viver com tranquilidade. Infelizmente, a pequena adorada de Dom Pedro l já chegou com a doença incubada no corpo, vindo a falecer dias depois. E foi assim que Montes Claros se tornou conhecida como a “Princesinha do Norte de Minas”
GASTRONOMIA COM FRUTOS DO CERRADO
A Prefeitura de Montes Claros lançou o projeto Pró-Pequi e da marca “Sabores dos Gerais” (28.05). A cerimônia contou com a participação de autoridades e representantes de entidades voltadas para a agricultura extrativista, representantes de bares e restaurantes, e diversos convidados.
MONTES CLAROS-MG – O projeto é fruto de parceria entre o governo de Minas, a Prefeitura de Montes Claros e o SEBRAE, cujo objetivo é impactar na área socioambiental e econômica através da promoção da cultura gastronômica, por meio da valorização dos produtos e frutos nativos de Montes Claros e região. Através da ação, o município e os demais parceiros investirão mais de R$ 1 milhão para incentivar o turismo gastronômico, a produção sustentável e a economia local. A primeira ação do projeto será no próximo dia 17 de junho, em evento que será promovido no espaço OAB. Na ocasião serão apresentados diversos produtos do cerrado e pratos que podem ser criados através destes frutos. Agende esta data. O Turismo agradece!
LANÇADA A VERDINHA DE MATO VERDE
Mato Verde lançou a moeda “Verdinha” para fomentar o desenvolvimento econômico local. É uma moeda pública local, que começou a circular no dia 27 de maio e visa aumentar as transações comerciais no território e reter a riqueza no município.
Lançamento da Verdinha de Mato Verde: equipe do Sebrae e autoridades
MATO VERDE – Localizado no norte de Minas Gerais, o município lançou oficialmente a moeda pública local Verdinha, motivado pela necessidade de criar mecanismos para reter a riqueza no município, aumentando as transações comerciais no próprio território, e fomentar o desenvolvimento econômico local. A Verdinha foi criada por meio da lei municipal nº 344, de 2 de dezembro de 2022, e lei nº 372, de 29 de novembro de 2023, e vale como uma moeda complementar à nacional. Para os primeiros meses de circulação, mais de 40 mil cédulas foram impressas, totalizando R$ 180 mil (Reais) ou V$ 180 mil (Verdinhas). Cada R$ 1 equivale a V$ 1. As notas disponíveis da Verdinha são de 1, 2, 5, 10 e 20. A princípio, a população poderá realizar as operações de câmbio na Sala Mineira do Empreendedor de Mato Verde. A expectativa é que todo o comércio e empreendedores do município aceitem a moeda local e ofereçam benefícios aos consumidores para pagamento em Verdinha, uma vez que a moeda vai circular livremente, sem a necessidade de fazer um cadastro prévio. Cada estabelecimento poderá definir a porcentagem de desconto e outras vantagens para ampliar, cada vez mais, a utilização das cédulas. Além da adesão do comércio, a Prefeitura Municipal vai utilizar a Verdinha para realizar pagamentos de benefícios sociais, a fim de colocar em circulação a Verdinha sem implicar em novos gastos para o município. A Verdinha será fiscalizada pelo Conselho Monetário Municipal e Controladoria Geral do Município, todos com o objetivo comum de garantir a sustentabilidade financeira e a legalidade da moeda. A nova moeda possui lastro no Fundo Monetário Municipal, que confere segurança e credibilidade à iniciativa. A criação da moeda pública faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE) de Mato Verde, com o apoio do Sebrae Minas. O programa Moeda Pública Local é uma das soluções desenvolvidas pelo Sebrae Minas para apoiar o desenvolvimento econômico dos municípios mineiros, especialmente por meio da estratégia de retenção de riqueza nas economias locais. A iniciativa foi inspirada na experiência de moedas sociais utilizadas em vários municípios do mundo. A instituição apoia os municípios com orientação, mentoria, instrumentos legais e apoio nas atividades de sensibilização e mobilização das comunidades. A população de Mato Verde foi envolvida, por meio de um concurso público, na escolha do nome da moeda. Uma comissão denominada Conselho de Notáveis fez a sugestão de três nomes que foram submetidos a votação popular. No dia 6 de agosto de 2023, com 67,1% dos votos, o nome “Verdinha” foi escolhido. As imagens que estampam as cédulas foram escolhidas pelo Conselho de Notáveis conforme previsto na lei que instituiu a Moeda Local. Verdinha é uma alusão ao nome da cidade e à metáfora de papel moeda, devido a existência de papel moeda na cor verde. Ela também pode ser relacionada à ideia de sustentabilidade, uma vez que estimula atividades econômicas locais potencialmente mais sustentáveis. As imagens das cédulas serão variadas, mas todas vão estampar a Cachoeira de Maria Rosa, símbolo do município de Mato Verde, e o escambo, tipo de transação em que um negócio é fechado sem que haja o envolvimento de dinheiro. A nota de V$ 1 terá também a figura de escambo. A de V$ 2, o umbu. A cédula de V$ 5 terá a imagem da rapadura. A de V$ 10 mostrará o algodão. E as notas de V$ 20 fazem referência à pecuária de corte e leiteira. Parabéns Mato Verde! Bons negócios à vista!
RELOAD EM MONTES CLAROS
O Reload – maior evento de marketing digital do Sebrae Minas –, volta a Montes Claros, nos dias 2 e 3 de agosto, no Lilia Buffet.
MONTES CLAROS-MG – Com o tema ‘Você no centro do universo do marketing digital’, o evento de dois dias pretende reunir cerca de 600 pessoas. Serão abordadas temáticas sobre criatividade, tendências do mercado digital, networking, experiências inovadoras e empreendedorismo. Com um time renomado de palestrantes, como a atriz, diretora, roteirista e influenciadora digital Daniela Suzuki, outros nomes do universo digital ainda serão confirmados e divulgados em breve. Em 2024, o Reload na Estrada já foi realizado em Belo Horizonte, Patrocínio e Juiz de Fora, recebendo um público total de quase 2 mil pessoas. Ao longo do ano, as cidades de Araxá (6/6), Alfenas (26/6), Teófilo Otoni (20/7) Governador Valadares (16 e 17/8) e Formiga (31/8) também receberão o evento.
TRILHA DE SUCESSO
Trilha Noturna da Lua Cheia movimentou o Turismo Rural em Montes Claros
MONTES CLAROS-MG – A Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou a “Trilha da Lua Cheia” no último mês de maio. O sucesso foi tanto que, neste mês de junho vai acontecer mais uma edição da trilha. A Trilha da Lua Cheia é uma iniciativa que visa proporcionar uma experiência sensorial única, combinando o encanto da noite e o nascer da lua cheia com a riqueza natural do Parque da Sapucaia. Esse evento não só destaca a beleza do parque como também promove o ecoturismo em Montes Claros de forma sustentável, incentivando o respeito e a preservação do meio ambiente.
50ª EXPOMONTES
MONTES CLAROS-MG – O maior evento turístico de Montes Claros e região já movimenta o Brasil inteiro antes mesmo de começar. A 50ª EXPOMONTES acontecerá no período de 29 de junho a 07 de julho, numa realização da Sociedade Rural de Montes Claros, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. A Cia Promoções é a responsável pela realização dos shows com apoio de vários patrocinadores. Já estão confirmadas as apresentações de Zé Neto & Cristiano, Vitinho Imperador, Péricles, Jorge & Mateus, Ana Castela, Bruno & Marrone, Cézar Menotti & Fabiano, Felipe Amorim, Hugo & Guilherme, além dos shows gospel, católico, infantil e Noite Universitária. A Expomontes viabiliza vários projetos agropecuários e sobressai também em diversos programas de marcas fortes e consolidadas… “Semeando inovação, colhendo futuro”! O Turismo agradece.
MAIOR QUEIJO DO MUNDO
Recorde foi batido durante tradicional festa de município mineiro -maior queijo do mundo tem 2,8 mil quilos.
IPANEMA-MG – Município localizado na região Vale do Rio Doce, Ipanema registrou no último dia 01 de junho o recorde de maior queijo padrão do mundo. A marca de 2,8 mil quilos foi alcançada durante a realização da 14ª Festa do Queijo, mais importante evento daquele município. O evento turístico une dois dos principais potenciais de Minas Gerais: a agropecuária e a gastronomia. Por isso é considerada uma das festas mais relevantes do Estado. A empresa Laticínio Dois Irmãos foi quem patrocinou o maior queijo do planeta. Foram utilizados 28 mil litros de leite para a produção de um queijo de 2,8 mil quilos, com o propósito de quebrar o próprio recorde do ano passado. Em 2023, o laticínio utilizou 26 mil litros, produzindo um queijo d 2,7 mil quilos. A meta é superar o tamanho de um ano para outro, para não deixar que o título de Maior queijo do Mundo saia de Ipanema. A Festa do Queijo de Ipanema, que é gratuita, acontece desde 2010, com o objetivo de criar um evento de valorização e desenvolvimento agropecuário, uma vez que o município está situado numa bacia leiteira importante para Minas Gerais. Numa organização da Prefeitura Municipal de Ipanema em parceria com o IMA, durante os dias da festa e desenvolvida uma programação intensa, com vários shows e partilha dos produtos (queijo, doce de leite, queimadinha e pão de queijo) entre outras atrações
TURISMO SUSTENTÁVEL NO ESPINHAÇO
A Serra do Espinhaço abrange grande parte do território mineiro, com uma série de atrativos, destacando cânions, lagos, rios, uma imensa diversidade e paisagens deslumbrantes, além de ser ponto de observação de espécies silvestres, como a rolinha –do-planalto, uma das aves mais raras do planeta.
BELO HORIZONTE-MG – O Comitê Gestor da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e o Fundo para o Desenvolvimento Turístico da Cordilheira do Espinhaço realizará a Oficina Turismo Sustentável na Cordilheira do Espinhaço, das 08h às 17h no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte. Na ocasião, serão debatidos arranjos, parcerias e estratégias que possam promover o desenvolvimento turístico integrado e sustentável do Espinhaço Mineiro, visando a construção do maior destino de turismo de natureza de Minas Gerais. O roteiro turístico da natureza faz parte de um projeto que abrange cinco municípios da região do Espinhaço: Grão Mogol, Botumirim, Cristália e Itacambira, no Norte de Minas; e Turmalina, no Vale do Jequitinhonha.
FOTO DESTAQUE
Destacamos hoje esta foto do curso de CONDUTOR DE TURISMO RURAL / FAEMG SENAR, realizado pela instrutora de Turismo Rural Gal Bernardo em abril/ 24 no município de Itacambira-MG, com a participação de 11 alunos. O Agente de Desenvolvimento Rural do Sindicato Rural de Montes Claros, Amarildo Borges esteve presente na abertura do evento, que aconteceu no Centro Esportivo. Curso contou com parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Itacambira.
GAL BERNARDO – Jornalista e Turismóloga
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