O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitpário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, participou na tarde desta quarta-feira (10), do evento realizado pelo governo federal de assinatura do Contrato de Concessão do Projeto Hidroagrícola Jequitaí, formalizada pelos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o presidente Codevasf, Marcelo Moreira.
“Projeto importante para nossa região, que por anos vem se arrastando, está finalmente saindo do papel e vai para a execução. Como dirigente do CIMAMS, que abarca mais de 120 municípios, comemoro esta notícia que vai alavancar o progresso do Norte de Minas, na geração de energia e da produção agrícola, além de ser um fator preponderante para a criação de centenas de empregos e renda, fortalecendo a nossa economia.”, destacou o presidente Valmir Morais.
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a atuação do CIMAMS e o seu crescimento, se consolidando como o maior consórcio de municípios de Minas Gerais. “Precisamos do CIMAMS como parceiro para nos ajudar nesta empreitada com o Projeto Hidroagrícola Jequitaí junto aos municípios da sua área de atuação.”.
Sobre o projeto, Alexander Silveira enfatizou que ele irá impulsionar o crescimento econômico em múltiplas frentes e estabelecer um ciclo virtuoso de desenvolvimento integrado e sustentável na região Norte de Minas Gerais. Além de todos os benefícios, as barragens terão capacidade de gerar cerca de 20 MW de energia.
“É um momento realmente histórico para nós podermos levar vigor e vida, literalmente, ao povo do Norte de Minas. Porque água e energia são sinônimos de vida, e esse projeto de Jequitaí reúne os dois. Reúne água, turismo, reúne condições da gente irrigar mais, produzir mais e, com isso, da gente incluir mais a população e levar mais desenvolvimento”, disse o ministro de Minas e Energia.
SOBRE O PROJETO HIDROAGRÍCOLA JEQUITAÍ
O Projeto Hidroagrícola Jequitaí consiste na implantação de barragens de usos múltiplos no Rio Jequitaí, além de sistemas que permitirão a irrigação de áreas para produção agrícola e a regularização da vazão do rio.
A localização abrange áreas dos municípios de Jequitaí, Francisco Dumont e Claro dos Poções, em Minas Gerais. Ela permitirá a reserva de água para abastecimento de até 19 municípios mineiros, incluindo Montes Claros, além de gerar outros benefícios, como o ecoturismo, lazer e piscicultura.
No Comment