O Procon Regional do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais inauguraram na quinta-feira (12/06), a 22ª unidade descentralizada, na cidade de Manga, concluindo o projeto de regionalização de Procons no Norte de Minas.
O prefeito de Manga, Anastásio Guedes, ressaltou que: “a chegada do Procon Regional representa mais do que a inauguração de um novo espaço físico. É a materialização de um compromisso com a cidadania, com o fortalecimento das relações de consumo e com a justiça social. A partir de agora, consumidores e comerciantes de Manga e da região poderão contar com um serviço especializado, ágil e acessível para a mediação de conflitos, orientações e a defesa de seus direitos. Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto, baseado no diálogo e na parceria institucional, e reafirma o compromisso da atual gestão com uma Manga mais justa, moderna e preparada para os desafios do presente e do futuro.”
Sobre o Procon Regional
A unidade descentralizada do O Procon Regional é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (Procon/MG) e do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, coordenado pelo CIMAMS pretende facilitar o acesso da população aos serviços de proteção e defesa do consumidor, beneficiando uma região de 1.657.830 habitantes. Com a implantação da unidade de Manga aconteceu a conclusão do projeto, atingindo a marca de 22 unidades polos implantadas no Norte de Minas: Mato Verde, Pirapora, Coração de Jesus, Salinas, Grão Mogol, Monte Azul, Jaíba, Januária, Várzea da Palma, São Francisco, Brasília de Minas, Bocaiúva, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, São João da Ponte, Porteirinha, Montes Claros, Montalvânia, Espinosa, Buenópolis e São João do Paraíso, atendendo mais de 60 cidades. O valor de investimentos para o programa foi de R$ 2.163.796,90, para estruturação das unidades regionais do serviço e das unidades locais.
Trata-se do maior Procon Regional do país. Atualmente, os Procons Regionais totalizam 133 municípios de Minas Gerais e beneficiam cerca de 17% da população do estado. Os bons resultados já renderam prêmio. No ano passado, o projeto ficou em terceiro lugar na categoria “Integração e Articulação” da premiação promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
Presenças
O evento foi presidido pelo prefeito de Manga, Anastásio Guedes, e contou ainda com a presença do promotor de Justiça e coordenador Regional da Defesa do Consumidor de Montes Claros, Felipe Gustavo Gonçalves Caires; a coordenadora-geral do Procon Regional – CIMAMS, a advogada Érika Morais; o prefeito de Montalvânia, Fred do Rally, e autoridades, lideranças políticas, representantes do Ministério Público, comerciantes, empresários e membros da sociedade civil.
No Comment