Na noite de sexta-feira (21), a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área da Sudene – CIMAMS para o biênio 2025/2026, foi apresentada à sociedade norte-mineira, no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Mais de 600 pessoas entre prefeitos consorciados, deputados, vereadores, imprensa, representantes dos governos estadual e federal, além de lideranças classistas participaram da solenidade.
O presidente do CIMAMS, Adaildo Rocha Moreira, o Tampinha, prefeito de Curral de Dentro, acentuou que este momento foi projetado ainda no início da sua trajetória como gestor, em 2021. A sua meta à frente da entidade, é de conseguir estreitar os laços entre os novos prefeitos e os reeleitos, em apresentar as suas demandas e, ao mesmo tempo, entender este processo de fortalecimento regional.
O dirigente municipalista ressaltou que a força que o CIMAMS tem atualmente se traduz a partir de que a mesma representa na extensão dos gabinetes dos prefeitos e parlamentares das esferas estaduais e federais.
“O CIMAMS tem uma ideologia de trabalho que facilita um pouco a vida dos prefeitos, buscando garantir a qualidade de vida dos seus munícipes. Por isso, nossa luta será pela busca em melhorar os Índices de Desenvolvimento Humano – IDH, dos pequenos municípios. Neste sentido, estamos formalizando uma parceria dos municípios com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, para implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, que visa formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.,” explicou.
Durante o seu discurso, o presidente Tampinha assinalou algumas ações de infraestrutura via governo do Estado, por parte do DER-MG, como as ligações asfálticas de alguns trechos, na região do Alto Rio Pardo, além da entrega de equipamentos e maquinários realizados pelo CIMAMS, aos municípios da sua área de abrangência. Anunciou ainda, que a entidade realizará reuniões itinerantes em todas as microrregiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, ouvindo, debatendo e entendendo as particularidades de cada região, para em seguida formalizar um projeto com as demandas da região, que será apresentado aos governos estadual e federal, cobrando atendimento.
“O I Encontro de Prefeitos e Prefeitas do CIMAMS com a Rede Governamental e Institucional foi importante, pois mostrou que os prefeitos abraçaram um projeto macro que atenderá toda a região e não apenas um município. Eu sempre defendi a união da nossa classe, contando com a participação de todos, para que me dessem condições de poder lutar, buscar e defender os interesses do municipalismo.”, concluiu o presidente Adaildo Rocha, o Tampinha.
DIRETORIA DO CIMAMS
A nova diretoria do CIMAMS é composta pelo Presidente Adaildo Rocha Moreira (Curral de Dentro), o 1º vice-presidente Fábio Luiz Fernandes Cordeiro (São João da Ponte), o 2º vice-presidente, Caio Freire Cunha (São João do Pacui); suplente 1, Samuel Barreto Neto (Coração de Jesus); suplente 2, Reinaldo Landulfo Teixeira (Capitão Enéas); suplente 3, Miguel Felipe Ferreira de Oliveira (Joaquim Felício); presidente do Conselho Fiscal, Evaldo Paulo dos Reis (Corinto); vice-presidente do Conselho Fiscal, Selma Maria Morais dos Santos (São João do Paraíso); secretário-geral do Presidente do Conselho Fiscal, Marlene de Lourdes S. Moreira (Juramento); suplente 1, Hércules Vandy Durães da Fonseca (Lagoa dos Patos); suplente 2, Elivaldo Versiani de Souza (Patis); suplente 2, Glebson José Leite Júnior (Santa Fé de Minas); e secretário-executivo Thiago Maia.
No Comment