Bolsonaro critica “onda” de governadores que não querem depor na CPI


O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 3ª feira (1º.jun.2021) que há uma “onda agora que governadores não querem ir depor na CPI [da Covid, no Senado]”. Deu a declaração a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

Agora os governadores, se não me engano 17, entraram no Supremo [Tribunal Federal] para não irem depor na CPI ou para ficarem calados”, disse. Bolsonaro completou: “O [ex-ministro da Saúde] Pazuello falou o tempo todo, a [secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde] Mayra falou o tempo todo. A Mayra deu um show, o que ela falou lá vale um filme”, disse.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal) será a relatora da ação apresentada por governadores de 17 Estados e do Distrito Federal que busca barrar as convocações feitas pelos senadores que integram a CPI da Covid. O sorteio foi realizado na última 2ª feira (31.mai). Caberá à ministra solicitar informações sobre o processo. Poderá decidir sozinha ou remeter a questão ao plenário do STF.

Assinam a ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental) os governadores Renan Filho (Alagoas), Wilson Lima (Amazonas), Waldez Góes (Amapá), Rui Costa (Bahia), Ibaneis Rocha (DF), Renato Casagrande (Espírito Santo), Ronaldo Caiado (Goiás), Flávio Dino (Maranhão), Helder Barbalho (Pará), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Marcos Rocha (Rondônia), Carlos Moisés (Santa Catarina), João Doria (São Paulo), Belivaldo Chagas (Sergipe) e Mauro Carlesse (Tocantins). O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), pediu para se juntar aos signatários. Eis a íntegra do pedido (4 MB).

Depois de falar sobre o pedido dos governadores, Bolsonaro criticou a condução da CPI da Covid e diretamente o relator da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

“Se bem que a CPI também é um fiasco, né? Quem tem lá Renan Calheiros de relator é uma piada. Dá para levar a sério uma CPI dessas aí? Não dá”, continuou.

O chefe do Executivo afirmou que governadores e prefeitos recorreram a toques de recolher de forma irresponsável. “Não existe qualquer comprovação científica de que o lockdown evita você se contaminar, pode atrasar, contaminar até mais tarde, mas você vai fazer lockdown até quando?”.

Locais que implantaram medidas duras de isolamentos viram trajetória de alta de mortes cair em cerca de 3 semanas. Essa foi a conclusão de uma compilação feita pelo Poder360 com dados de 2 Estados –Maranhão e Amapá— e de 3 cidades –Fortaleza (CE), Belém (PA) e Araraquara (SP).

Os locais analisados com melhores resultados foram aqueles nos quais o isolamento permaneceu por mais tempo, apesar da pressão econômica. Foi o cenário em Belém, Fortaleza e Araraquara, onde as medidas duraram mais de 15 dias.

Ainda nesta 3ª feira, o presidente disse aos apoiadores que a Copa América será realizada no Brasil no que depender do governo federal.

Conversei com todos os ministros interessados e, da nossa parte, positivo. O que está havendo aqui? Um movimento da Globo contrário, porque o direito de transmissão é do SBT”, disse Bolsonaro.

ALTA DO DESEMPREGO

A taxa de desemprego no trimestre móvel de janeiro a março de 2021 chegou a 14,7%, o maior percentual da série histórica, iniciada em 2012. Aumentou 0,8 ponto percentual em comparação com o trimestre de outubro a dezembro.

Os dados foram divulgados em 27 de maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Eis a íntegra (8 MB).

Previous Maio: SIC lidera, TVI com os programas mais vistos e RTP1 único generalista a subir
Next Teresa Figueira é a nova sócia da Central de Informação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.