A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lançou edital para seleção de orientadores de iniciação científica no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF/CNPq). Ao todo, são 83 bolsas disponíveis: 58 para o PIBIC/CNPq e 25 para o PIBIC-AF/CNPq, este último destinado exclusivamente a graduandos ingressantes por ações afirmativas.
Inscrições
As inscrições estão abertas de 3 de junho a 1º de julho de 2025 e devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário online disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/10OCj3WjnZ6WbKIFokfCbfI_PEmHyYfyqqWDLMfhbkIU/preview
Requisitos para candidatos a orientadores
-
Possuir vínculo formal com a Unimontes como professor de ensino superior;
-
Ter titulação de Doutor e produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, conforme critérios do edital;
-
Não estar afastado durante a vigência da bolsa;
-
Apresentar projeto de pesquisa original, relevante e viável, preferencialmente alinhado a Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTI;
-
Cumprir normas éticas para pesquisas com seres humanos e animais, quando aplicável;
-
Indicar estudante com perfil acadêmico e ético compatível para receber a bolsa.
Processo seletivo e resultados
-
Resultado preliminar: 7 de agosto de 2025
-
Resultado final: 18 de agosto de 2025
Os resultados serão publicados no site oficial da Unimontes: www.unimontes.br
Atribuições do orientador
-
Garantir acesso adequado a laboratórios e recursos necessários para a pesquisa;
-
Orientar o estudante em todas as etapas da pesquisa, incluindo elaboração de relatórios e divulgação científica;
-
Acompanhar a participação obrigatória do bolsista no IV Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes em 2026;
-
Assegurar o crédito do bolsista nas publicações e apresentações científicas.
Sobre o PIBIC e PIBIC-AF
Os programas PIBIC/CNPq e PIBIC-AF/CNPq têm como objetivo fomentar o pensamento científico e a iniciação à pesquisa em estudantes de graduação, qualificando-os para a pós-graduação e fortalecendo a interação entre graduação e pós-graduação.
No Comment