A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está com inscrições abertas para a seleção de orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Alunos do Ensino Médio (PIBIC-EM). O edital oferece 26 bolsas de Iniciação Científica para professores da Unimontes interessados em orientar estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública mineira.
Inscrições
As inscrições vão até 1º de julho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente via formulário online no link: https://docs.google.com/forms/d/1b4hzj6ASGoQ0q8aPTh_OJ5dvK5U6x3Fsy3K3CAWvZY8/preview. Confira os documentos exigidos no edital disponível no site da Unimontes.
Requisitos para orientadores
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Ser professor da Unimontes com vínculo formal.
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Ter titulação mínima de Mestre.
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Apresentar produção científica, tecnológica ou artístico-cultural conforme critérios do edital.
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Ter projeto de pesquisa original, relevante e viável, preferencialmente alinhado a Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
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Cumprir normas éticas para pesquisa envolvendo humanos e animais, quando aplicável.
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Indicar estudantes da rede pública de Minas Gerais com perfil compatível para participação.
Responsabilidades do orientador
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Proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento do plano de trabalho do bolsista.
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Orientar o estudante em todas as etapas da pesquisa, incluindo relatórios, artigos e divulgação científica.
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Acompanhar o bolsista na participação obrigatória no IV Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes, em 2026.
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Garantir o devido crédito à Unimontes e ao CNPq nas publicações e divulgações.
Resultados e prazos
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Resultado preliminar: 7 de agosto de 2025
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Resultado final: 18 de agosto de 2025
Ambos publicados no site oficial: www.unimontes.br
Sobre o PIBIC-EM
O programa tem como meta despertar a vocação científica e incentivar talentos de estudantes da rede pública, promovendo a integração entre escolas e universidade e fomentando a pesquisa científica desde o ensino básico.
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