Aula Magna marca início do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes


No próximo dia 11, sexta-feira, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá a Aula Magna do curso de Cinema e Audiovisual, implantado neste ano na instituição. O evento será às 19h, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), que fica no Prédio 2 do campus-sede, com a presença do professor Jailson Dias Carvalho, convidado a inaugurar as atividades do bacharelado no primeiro semestre letivo de 2025.

Convidado

Jailson Carvalho possui extenso currículo. É doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em 2009, publicou o livro “Filmografia da Exibição Cinematográfica em Montes Claros”, pela Editora Unimontes, fruto de investigações sobre a história da Sétima Arte no Norte de Minas. Já no ano de 2016, lançou o e-book “Cinema e Exibição Cinematográfica em Montes Claros”, com selo da Editora Verona e disponível na plataforma Amazon, obra que amplia e aprofunda suas pesquisas anteriores sobre o cinema local.

A produção acadêmica de Jailson Carvalho inclui diversos artigos científicos publicados em periódicos nacionais, entre os quais se destacam a Revista Rebeca, a Revista Livre de Cinema e a Revista Fênix.

Atualmente, integra o grupo de pesquisa Soberania Nacional, vinculado à UFU, onde desenvolve estudos voltados à investigação de alternativas políticas e econômicas para o Brasil, com ênfase nas possibilidades de desenvolvimento nacional e nas estratégias de inserção geopolítica do país no contexto global.

Entrevista

Na Aula Magna também será exibida entrevista realizada pelos professores do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes. A conversa é com o projetista de cinema e técnico de manutenção de equipamentos em Montes Claros, Benjamin Ribeiro Sobrinho, o homenageado da noite, que relata a própria experiência profissional, além de memórias sobre o circuito de exibição de cinema da cidade. Ele mostra ainda vários itens de sua “memorabília”, que inclui máquinas e peças utilizadas para projeção de filmes, cartazes, revistas, fotografias, objetos repletos de uma história que se confunde com a própria história do cinema de Montes Claros. Todo esse material será exposto no hall do auditório do CCH durante o evento.

Curso de Cinema e Audiovisual

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes aprovou a criação do curso de Cinema e Audiovisual da instituição em 19 de junho de 2024, Dia do Cinema Brasileiro.

A proposta do curso de Cinema e Audiovisual é preparar os acadêmicos para desafios técnicos e evidenciar a importância da reflexão crítica sobre o papel do cinema na contemporaneidade. Questões de representação, diversidade cultural e ética na produção audiovisual serão exploradas de forma a promover uma formação integral e responsável dos futuros profissionais.

 

O primeiro período do bacharelado em Cinema e Audiovisual funciona no CCH e possui de 28 a 30 alunos no turno matutino, na modalidade presencial.

Previous Cidade tem aumento no custo de vida em março
Next Editora Unimontes abre chamada para publicação de livros em fluxo contínuo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *