O artesão Gelson Xavier, de Pirapora, no Norte do estado, está com suas carrancas expostas na 35ª Feira Nacional de Artesanato, que é realizada no Expominas, em Belo Horizonte, até o próximo domingo (08). Mais de 45 artesãos ligados a associações e cooperativas do estado e dez agroindústrias, apoiados pelo Sebrae Minas, participam da feira. O objetivo é valorizar a história, a tradição, as crenças e a cultura mineira. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.
As carrancas são feitas de madeira, peça típica da cultura popular da região do Rio São Francisco. Gelson herdou do pai o dom de esculpir a madeira e com com 12 anos, fez sua primeira carranca. Desde então ele produz peças de vários tamanhos que são vendidas para todo o Brasil e também para o exterior.
Segundo Gelson, a participação na Feira dá visibilidade ao seu negócio. “Esta é a sexta vez que participo da feira. Estar aqui é muito bom porque além de comercializar aqui, recebemos encomendas, divulgamos nossas peças e depois fazemos negócios pela internet”, ressalta.
Na 35ª Feira Nacional de Artesanato, o escultor piraporense está no espaço Origem Minas, do Sebrae Minas. “É um evento muito relevante para o posicionamento estratégico destes setores, valorizando suas origens e promovendo a identidade dos diversos territórios. Consolidada no calendário de inúmeros visitantes e compradores, a feira oferece ampla visibilidade, além de oportunidades de divulgação e negócios, gerando significativos ganhos para seus participantes”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Origem Minas
O projeto Origem Minas foi criado, em 2012, pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, para fomentar o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a “mineiridade” para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.
No Comment