Aplicada prova do Vestibular 60+ da Unimontes


Tema da redação: “A experiência das pessoas idosas e a valorização dos seus saberes”

Foi realizada, neste domingo (14/06), a prova de redação do segundo Vestibular 60+ da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), voltado ao preenchimento de vagas remanescentes para candidatos com 60 anos ou mais. Foram registradas 145 inscrições para concorrer a vagas em 41 cursos de graduação oferecidos no campus-sede e nos demais campi da instituição.
A prova foi aplicada das 9h às 12h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), prédio 1 do campus-sede da Unimontes, em Montes Claros. A organização foi conduzida pela Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps) da universidade.


A redação teve como tema “A experiência das pessoas idosas e a valorização dos seus saberes”. Pela metodologia adotada, os candidatos foram convidados a escrever uma carta dirigida a uma pessoa jovem, destacando a importância do conhecimento adquirido ao longo da vida pelas pessoas idosas.

O enunciado da proposta solicitava aos candidatos que “argumentassem sobre como a experiência de vida pode ser fonte de aprendizado, evidenciando como o saber dos mais velhos pode contribuir com as gerações atuais e futuras, incentivando o respeito e o diálogo intergeracional.”

Os candidatos 60+ enalteceram a iniciativa da Unimontes de incluir a população idosa em seus cursos de graduação, destacando o sentimento de realização pessoal e a possibilidade de concretização de sonhos.

“Eu sempre amei a arte e agora surgiu a oportunidade de fazer o vestibular. Estou muito feliz por tentar uma vaga no curso”, declarou Maire Rosa Mesquita Antunes, de 85 anos, inscrita no curso de Teatro.

A médica e professora aposentada da Unimontes, Leda Teixeira de Souza, candidata ao curso de Filosofia, relembrou sua trajetória na instituição: “Trabalhei como docente do curso de Medicina por 36 anos. Agora, só quero filosofar”, afirmou, com bom humor.

Já Arkadi Menezes Popoff, funcionário aposentado da Cemig, candidatou-se ao curso de Psicologia. “Depois de quase dez anos aposentado, vejo aqui uma nova oportunidade para retornar ao mercado. Estou bastante confiante”, declarou.

Outro exemplo de entusiasmo é o de Marco Antonio Xavier de Almeida. “Eu estava em casa e vi a notícia sobre o Vestibular 60+ passando na televisão. Entrei na internet e fiz a inscrição”, contou o candidato ao curso de Biologia.

O militar aposentado Wanderley Oliveira Ferreira participou da prova juntamente com sua esposa, Vânia Barbosa de Oliveira. Ele se inscreveu no curso de Letras – Inglês, enquanto ela escolheu o curso de Psicologia. “Temos que parabenizar a Unimontes por essa iniciativa. Ela nos permite voltar a ser criança, ser adolescente”, afirmou Wanderley.

“No meu caso, sempre tive afinidade e um profundo carinho pela Psicologia. Sinto que me enquadro nesse perfil, mas nunca tive a oportunidade de cursar. Agora, graças à Unimontes, posso realizar esse sonho”, completou Vânia, que já possui outro curso superior.

“Foi com muita alegria que recebemos os 145 candidatos inscritos no vestibular voltado às pessoas com 60 anos ou mais. O processo foi realizado com organização e harmonia”, afirmou a presidente da Coteps, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

Aulas começam no segundo semestre

O processo seletivo para os candidatos 60+ está previsto no Edital 03/2025, que trata do preenchimento de vagas remanescentes em cursos de graduação, bem como das modalidades de transferência interna, transferência externa e obtenção de novo título. Os aprovados iniciarão as aulas no segundo semestre letivo de 2025.

Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Previous Inscrições abertas: artistas mineiros podem ter suas obras em ônibus da Região Metropolitana da capital mineira
Next Campeonato Regional Quarentão de Pirapora foi encerrado com “arquibancais” lotada

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *