A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nesta quinta-feira (31/10) o renomado professor português Antônio Nóvoa, especialista em formação de professores e ex-reitor da Universidade de Lisboa. O evento ocorreu durante o seminário interinstitucional “Um Espaço Comum da Formação de Professores da Educação Básica”, realizado em parceria com a Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica e outras instituições de ensino.
Doutor em Ciências da Educação e História, Nóvoa enfatizou o papel essencial das universidades na formação docente e na adaptação às mudanças do ensino básico. Recebido pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e outros representantes acadêmicos, Nóvoa destacou a importância de uma colaboração constante entre universidades e escolas básicas, visando formar professores preparados para os desafios atuais da educação.
Entre as pautas do seminário, discutiu-se o projeto de criação do Centro Interinstitucional de Formação de Professores e Profissionais da Educação Básica (Cifop), iniciativa que visa consolidar políticas de formação continuada para docentes e reduzir a evasão nos cursos de licenciatura. A presença de representantes de universidades federais e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais reforçou o compromisso coletivo com a valorização e melhoria da qualidade do ensino público no Brasil.
Crédito das fotos: Neto Macedo
No Comment