“Além das Jan[ELAS]”  em exposição no Montes Claros Shopping


A partir deste sábado, 24 de julho, quem visitar o Montes Claros Shopping irá conferir a exposição de fotos ALÉM DAS JAN(ELAS), instalada na galeria ao lado da Track & Field, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas e aos domingos e feriados, das 10 às 20 horas.

 

São 19 retratos da fotógrafa e artista visual Elza Cohen. Sob seu olhar, a exposição “Além das Jan[ELAS]” é inspirada na ideia de que as janelas, durante o isolamento social na pandemia, sobretudo as janelas virtuais e as subjetivas, nos projetaram para novas perspectivas de vida e de mundo.

A mostra, que já foi apresentada em uma intervenção urbana com os retratos colados nas ruas de Montes Claros, apresenta nessa reedição da exposição, retratos de 19 mulheres do Norte de Minas Gerais, para dar voz e visibilidade às suas experiências na pandemia.

As imagens que trazem a diversidade feminina, em diferentes idades e ocupações, são resultado de uma investigação profunda no cotidiano dessas mulheres e de como a crise sanitária causada pela Covid-19 afetou suas rotinas, pois as mulheres, de modo geral, são múltiplas em tarefas no trabalho e em casa.

Com uma escolha estética voltada para o preto e branco – argumento de uma seriedade, Elza Cohen apresenta as mulheres segurando alguns objetos coloridos que, de algum modo, estiveram presentes e se tornaram referências no cotidiano durante o enfrentamento da crise. Os objetos estão posicionados na frente dos rostos como símbolo das máscaras que são usadas como proteção contra o vírus, uma maneira de inspirar e incentivar o uso da mesma pela população. Lembrando que o uso das máscaras também estimulou mais atenção ao olhar, olhos nos olhos das pessoas. O colorido dos objetos sobre o preto e branco da fotografia dão um tom intimista e otimista ao conjunto da obra que pretende ser uma memória visual coletiva a partir da perspectiva feminina.

Esse projeto foi contemplado pelo edital emergencial de cultura Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de MG e Secretaria de Cultura de Montes Claros.

 

Sobre a artista

 

Nascida no Sertão Norte Mineiro, Elza Cohen adotou o Rio de Janeiro e São Paulo para viver e trabalhar, onde se tornou conhecida trabalhando durante anos em diversas funções no meio artístico e cultural.

Atualmente se divide entre São Paulo e Montes Claros. No momento, seu foco principal é a fotografia e o audiovisual, atuando em diversos segmentos, vem construindo uma obra fotográfica autoral voltada para temas contemporâneos que afetam a humanidade, sobretudo com ênfase no universo feminino, GLBTQIA+, povos tradicionais e documentários sobre o universo da música.

Sua formação é autodidata, mas é muito curiosa, observadora e estudiosa por meio da internet, livros e filmes. É criativa e mestra em observar e aprender com tudo o que vê. Concluiu alguns cursos presenciais e remotos de fotografia, tratamento de imagem, cinema e história da arte no SESC/SP, no MIS (Museu da Imagem e Som) no IMS (Instituto Moreira Sales), Casa Canon, Oficinas Culturais de SP, AVmakers e Senac/SP.

Participou de várias exposições coletivas em São Paulo como: Multigraphias – “A fotografia é uma opinião”, inspirada no debate de Susan Sontag em “Questão de ênfase” que aconteceu no metrô de São Paulo que reuniu artistas de várias partes do mundo, assim como exposições coletivas no MIS/SP (Museu da Imagem e do Som) e SESC/SP.

 

No momento, devido à crise da Covid-19, teve que reinventar sua forma de trabalhar e criar para se manter criativa e em movimento realizando projetos de fotografia e documentários remotos capturados por vídeo chamada.

Previous Produtor rural investe em agroindústria sustentável e transforma comunidade no Norte de Minas
Next   Inscrições abertas para a 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.