Advogada Ângela Baeta encabeça lista tríplice para vaga de ministra do TSE


O Supremo Tribunal Federal realizou nesta 4ª feira (2.jun.2021) votação para definir quem encabeça a lista tríplice para ministra substituta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A escolhida foi a advogada Ângela Baeta Neves, ex-vice-presidente da EJE (Escola Judiciária Eleitoral) do TSE.

A seleção, pela primeira vez na história, contou apenas com mulheres. Além de Baeta, integram a lista as também advogadas Marilda Silveira e Maria Cláudia Bucchianeri. Todos os nomes serão encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro, que não precisa se ater a ordem definida pelo STF no momento de nomear a nova ministra substituta. O cargo está vago desde 11 de maio, quando Carlos Horbach, que era substituto, foi nomeado ministro titular do TSE.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

Baeta obteve 9 votos dos ministros do Supremo. Silveira e Bucchianeri receberam 8 votos cada uma. Nesse tipo de votação, os ministros podem votar a favor da indicação de uma postulante ao mesmo tempo que aprovam as outras, por isso o número total de votos supera 11, que é a quantidade de ministros do STF.

Pela tradição, a mais bem cotada deveria ser Marilda Silveira, já que ela integrou a lista tríplice anterior para substituta no TSE. Ela foi advogada do Novo na ação que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Lula (PT) nas eleições de 2018. Maria Bucchianeri, também cotada, atuou do outro lado do balcão: ela representou o petista na ação de 2018.

Será a 3ª nomeação de Bolsonaro ao TSE neste ano. Ele já havia nomeado Sérgio Banhos para o posto de titular e, mais recentemente, “promoveu” Carlos Horbach de substituto para titular.

Previous Na TV, Bolsonaro celebra alta do PIB e defende Copa América no Brasil
Next Cidades em SP montam até barreiras de terra para evitar turistas no feriado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.