Ações para impulsionar o Turismo no Norte de Minas serão lançadas no Palácio da Liberdade, terça-feira, dia 24


Nesta terça-feira (24/06), às 10 horas, acontecerá no Palácio da Liberdade, Belo Horizonte,  a solenidade de lançamento das ações de promoção do Destino Turístico da Cordilheira do Espinhaço. A iniciativa é do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Foram convidados para o evento prefeitos, secretários municipais de Turismo e Cultura, presidentes e gestores de circuitos turísticos, gestores de unidade de conservação e outros parceiros do projeto.  O evento marca a comemoração dos 20 anos de criação da Reserva da Biosfera  do Espinhaço pela Unesco, considerada a única cordilheira do Brasil.
O secretário municipal de Turismo de Grão Mogol, Ítalo Mendes,  destaca que o programa visa impulsionar as visitações e movimentar a economia na região da Cordilheira do Espinhaço, na qual o seu município está inserido. Ele é um dos articuladores do Programa de Desenvolvimento Turístico Integrado e Sustentável da Cordilheira do Espinhaço, que envolve 53 municípios do Norte de Minas. O programa foi criado para divulgar e melhorar a infraestrutura e a qualificação turística das cidades da região.

Ítalo Mendes ressalta que foram convidados para a cerimônia no Palácio da Liberdade os prefeitos e secretários de Turismo dos 172 municípios que fazem parte da Reserva da Biosfera no estado.  Na ocasião, será formalizada a proposta de criação do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Turístico da Cordilheira do Espinhaço.

“Os prefeitos reunidos vão ratificar o protocolo de intenção para a criação do Consórcio. Será um passo importante para a implementação do projeto, pois os municípios passam a ter uma ferramenta para a execução de ações cooperadas voltadas para o desenvolvimento do turismo em toda região”, afirma o secretário de Turismo de Grão Mogol.

Na oportunidade, o Governo do Estado irá anunciar também uma série de investimentos para o incremento da atividade turística na região. “A expectativa dos municípios é que, com os investimentos e o apoio assegurados pelo Governo do Estado, a região venha se consolidar com um dos principais destinos turísticos de natureza do Brasil, gerando benefícios para os municípios e o estado de Minas Gerais”, afirma o secretário de Turismo de Grão Mogol.

Ele destaca também a importância da comemoração das duas décadas de criação da Reserva da Biosfera Cordilheira do Espinhaço. “ A Reserva da Biosfera foi criada exatamente há 20 anos atrás para preservar a biodiversidade geológica, de fauna e flora, especialmente as dezenas de espécies endêmicas da região. O Espinhaço é uma das regiões mais relevantes para a conservação em nosso país. Representa 1% do território, mas abriga 15% da nossa biodiversidade, sendo que destas 23% são endêmicas, ou seja, só existem aqui, Precisamos valorizar e celebrar esse título internacional, concedido pela Unesco”, afirma Ítalo Mendes.
Foto: Cordilheira do Espinhaço – Cédito – Geyse  Faria/divulgação
Previous Inscrições abertas para a Taça Santina de Futebol Society para categorias de base
Next Montes Claros Vôlei contrata o ponteiro Nathan Krupp, bicampeão da Superliga B

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *