O documentário “Jão das Artes: a covardia do sertão artista” será apresentado pela acadêmica Giulia Azevedo, como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na próxima quarta-feira (02/07). Ela é graduanda do Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O filme apresenta a trajetória do artista popular Jão das Artes, egresso da própria Unimontes. Segundo o fotógrafo e estudante Glauber Prates, diretor de fotografia e responsável pela captação de som, o documentário aborda temas como arte marginal, identidade e resistência cultural no sertão mineiro. A direção é da própria Giulia Azevedo, enquanto o making of – vídeo que mostra os bastidores da produção cinematográfica – ficou a cargo do acadêmico Rafael Barbosa. Ele e Glauber Prates estão no primeiro período do Curso de Cinema da Unimontes.
A produção teve apoio do professor orientador Lucas Carvalho, que conduziu a montagem e dividiu a edição com o editor convidado Jan, o Caos. Para Glauber Prates, que também é fotógrafo profissional, a participação de Carvalho “trouxe sensibilidade, leveza e ritmo envolvente à narrativa”.
Jão, de 34 anos, trabalha com ilustração, criptoarte, quadros e serigrafia em camisetas. A temática é quase sempre regional. Ele comercializa as peças que faz nos bares da cidade e nas redes sociais.
O documentário já está disponível para visualização na plataforma streaming YouTube, com acesso pelo link: https://youtu.be/RdBihFTiE3s
No Comment