Evento será realizado de 05 a 07 e 12 a 14 de junho, no bairro Canelas II, em celebração aos 28 anos da Fundação Sara
Uma das festas mais aguardadas do calendário junino de Montes Claros chegou. Entre os dias 05 e 07 e 12 e 14 de junho, a Fundação Sara realiza a 15ª edição de suas tradicionais Barraquinhas. O evento, que tem entrada gratuita e começa sempre às 19h, será realizado na Rua André Luiz, 415, no bairro Canelas II, ao lado da sede da instituição. Além de celebrar os 28 anos de impacto social da Fundação Sara no combate ao câncer infantojuvenil, a festividade une gastronomia regional, cultura e o engajamento solidário da comunidade norte-mineira.
O clima junino toma conta do evento com quadrilha, apresentações musicais e diversas atrações que têm um propósito especial: arrecadar fundos para manter a assistência gratuita prestada a crianças e adolescentes com câncer, além de apoio às suas famílias. Para que a estrutura ganhe vida, uma grande rede de apoio se mobiliza nos bastidores da festa, que é construída coletivamente por meio de doações, parcerias e trabalho solidário e voluntário.
“As Barraquinhas são o resultado de uma grande corrente do bem. Contamos com o envolvimento direto de mais de 350 voluntários, que atuam desde a arrecadação de insumos até o atendimento nas barracas durante os dias de festa. Cada detalhe reflete a solidariedade e a união da nossa comunidade”, destaca a Silvana Soares, Superintendente Executiva da Fundação Sara.
Programação cultural e gastronômica
Durante os seis dias de festa, o público poderá acompanhar uma programação diversificada, marcada por música, cultura e solidariedade. Artistas da região subirão ao palco de forma voluntária, reforçando o caráter beneficente do evento e o compromisso com a causa. Entre as atrações confirmadas estão André e Saraiva, Banda Afro Pop, Cacau Carvalho, Déborah Rosa, Dioliver, Erick Prew, Grupo Encontro Casual, Jean Karlo, Junior Sedução, Junkera, Lara Santos, Marcelo e Matteo, Orquestra Norte Mineira de Viola Caipira, Ricardo Vianna e Wanderson Santos.
O calendário do evento também reserva momentos especiais de fé, cultura e até torcida pelo hexa na Copa do Mundo de 2026! No dia 6 de junho, às 20h30, a Quadrilha Arraiá do Pequizá promete levar ao evento toda a criatividade, cores e coreografias típicas das festas juninas, valorizando o folclore popular. Já no dia 7, às 17h30, antes do início das atividades das barraquinhas, será celebrada uma missa em ação de graças pelos 28 anos da instituição. No segundo fim de semana da festa, em 13 de junho, a programação ganha ainda um clima de torcida e confraternização com a transmissão do jogo entre Brasil e Marrocos, às 19h, reunindo o público em torno da paixão pelo futebol em meio às Barraquinhas.
Além das atrações culturais, o evento contará com Barraquinhas recheadas de comidas juninas, como canjica, caldos, chá de amendoim, quentão, arroz com pequi, cachorro quente, beiju, bolos, doces e outras delícias, todas preparados por voluntários da Fundação Sara.
“Participar das Barraquinhas é uma oportunidade de celebrar a vida e, ao mesmo tempo, estender a mão para quem mais precisa. Toda a renda arrecadada será revertida para os projetos da Fundação Sara, que oferece assistência integral e gratuita a crianças e adolescentes em tratamento oncológico, promovendo mais qualidade de vida e esperança para as famílias atendidas. Traga sua família, convide os amigos para se unirem a nós nesta grande celebração de esperança”, convida Sandra Vanelle, Gerente da Assistência Social.
Apoio que faz a diferença
O sucesso das Barraquinhas da Fundação Sara é possível graças ao apoio de empresas e parceiros que acreditam na causa. A lista de apoiadores é dividida em duas categorias: Na categoria Apresentação, os parceiros são: Barô Cap, Implant Center, Inter TV, LHC Luiz, Pro Art, Rejane Construbras, Spoty Pass
Já na categoria Apoio, a Fundação conta com a colaboração das seguintes empresas e instituições: Aluminox, Astral, Carlim Supermercados, Cartucho Express, Casa Amaral, Central Distribuidora, CM uniformes, Construmaia, Diferro, Embalamontes, Voga Joias, Eucamoc, FAMA, Farmacia Real, Fulltime LED, Papelaria Gutemberg, Hidrocenter Distribuidora, Lacticinios Vista Alegre, Lider Veiculos, Magis Contabilidade, Comercial Matão, Mercolub, Fraternidade Feminina, New Led, Paradiso, Poltrocare, Posto Formigão, Posto Trilha do Sol, Progresso Informática, Rádio Alternativa, Rádio Alvorada, Rádio Conexão, Rádio Difusora, Rádio Terra, Rádio Universitária Unimontes, Rádio Vale, Saboroso, Schneider, Somai, T3 Hub, Telecimento, Tintacon, Toque de Classe, TV Gazeta, TV Norte, Veja Publicidade, Vinicius Seguros, Xodó de Minas.
Segundo a Superintendente da instituição, a contribuição de cada parceiro, seja com produtos, serviços, estrutura ou divulgação, é essencial para tornar possível essa grande festa em prol de centenas de crianças com câncer.
SOBRE A FUNDAÇÃO SARA
A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.
Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma sede na capital mineira, em 2010. Em 28 anos de atuação, já são mais de 1.800 famílias amparadas.
Em 2018, 2020, 2022 e 2025 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade no estado.
Para proporcionar mais chances de cura para crianças e adolescentes, a Fundação Sara está construindo em Montes Claros o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes. Uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Sara acesse www.fundacaosara.org.br
No Comment