Pirapora ganha nova Agência de Atendimento do Sebrae Minas


A inauguração será nesta segunda-feira (18/11), com a presença do diretor técnico da entidade, Douglas Cabido, lideranças e autoridades da região
Com cerca de 57 mil habitantes e 10 mil pequenos negócios formalizados, segundo dados da Receita Federal, o município de Pirapora, no Norte do estado, terá uma nova Agência de Atendimento do Sebrae Minas. A inauguração será nesta segunda-feira (18/11), em cerimônia com a presença do diretor técnico da entidade, Douglas Cabido, do prefeito Alex César, lideranças, empresários e demais autoridades da região. O novo espaço está localizado na avenida Pio XII, 495, no bairro Santos Dumont.
Mais ampla, confortável e moderna, a agência vai contribuir ainda mais para estimular o empreendedorismo e atender quem tem um negócio, pretende empreender, formalizar ou melhorar a gestão. A analista do Sebrae Minas Katia Leite destaca que “a instituição tem ampliado sua atuação na região, apoiando o desenvolvimento local por meio dos pequenos negócios”, reforça.
Em 2024, o Sebrae Minas já realizou cerca de quatro mil atendimentos entre empreendedores formalizados como microempreendedor individual (MEI) e micro e pequena empresa (MPE) na microrregião de Pirapora, que compreende outros nove municípios: Lassance, Várzea da Palma, Buritizeiro, Ibiaí, Ponto Chique, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa, Jequitaí e Claro dos Poções. A entidade conta ainda com as Salas Mineiras do Empreendedor e a Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae, que atua em oito dos dez municípios que compõem a microrregião.
Projetos e parcerias para desenvolver o território
Além do atendimento realizado diariamente na agência, o Sebrae Minas oferece suporte a projetos e ações como o Programa Impulsiona MEI, promovido em parceria com a Prefeitura de Pirapora. Em duas edições, cerca de 600 microempreendedores individuais (MEI) foram atendidos com foco na melhoria da gestão do negócio e acesso a mercados.
No município de Várzea da Palma, também em parceria com a Prefeitura, o Sebrae Minas lançou o Programa Atender VZP, que beneficiou, aproximadamente, 300 potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas por meio de diversas capacitações voltadas para o desenvolvimento de estratégias para competitividade, fidelização de clientes e aumento das vendas.
Os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar, nos municípios de Pirapora e Várzea da Palma, também receberam suporte da entidade por meio do programa Prepara Gastronomia. A iniciativa levou para esses empreendimentos consultorias sobre gestão, processos e elaboração de novos pratos, além de valorizar e promover a gastronomia local.
Para atender o empreendedor rural, a entidade desenvolve o Sebraetec FIV, um programa de melhoramento genético na bovinocultura de corte e de leite, em toda a região de Pirapora. Em Buritizeiro, o Sebrae Minas estruturou o Ponto de Atendimento ao Empreendedor Rural (PAER), para apoiar o trabalho dos pequenos empreendedores rurais do município.
Destaque também para os programas que contam com os Agentes Locais de Inovação (ALI) nas modalidades Produtividade e Rural, que já atenderam cerca de 250 empreendedores por meio de soluções inovadoras para melhoria dos negócios. Além disso, o Sebrae Minas participou ativamente da criação da primeira Cooperativa de Laboratórios de Análises Clínicas do Brasil, a Cooperlab.
Previous  Inscrições abertas para palestra sobre vendas, em Bocaiuva
Next Um terço dos pequenos negócios espera aumentar o faturamento com as vendas de fim de ano

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *