04/09/2024 – TURISMANDO EM MINAS – GAL BERNARDO


Quarta-Feira, 04 de setembro de 2024

 

ENOTURISMO AVANÇA EM MINAS GERAIS

Primeira safra do vinhedo localizado em Ritápolis já está sendo comercializada em três rótulos: Syrah Tinto, Syrah Rosé e Sauvignon Blanc Restaurante com influência francesa e produtos mineiros, visita a vinhedo com degustação e piquenique em meio às videiras completam a novidade recém-inaugurada.

 

  

RITÁPOLIS-MG – Localizada em Ritápolis, no Campo das Vertentes mineiro, a Vinícola Mil Vidas faz parte de uma estatística que anima cada vez mais o setor do enoturismo. O projeto da Mil Vidas ocupa uma área de mais de 21 hectares, onde foram plantados três hectares de uva da variedade Syrah e dois hectares da variedade Sauvignon Blanc, com a primeira colheita realizada no inverno passado que originou cerca de 10 mil garrafas dos vinhos Mil Vidas Syrah Tinto, Syrah Rosé e Sauvignon Blanc.  Existem hoje mais de 100 produtores de vinhos em Minas, e mais de mil hectares de vinhedos conduzidos com a técnica da dupla poda. Este potencial fez com que o Governo de Minas assinasse o protocolo de intenções com importantes parceiros que vão atuar na estruturação e criação da Rota dos Vinhos. Vinícola Mil Vidas reúne produção de vinhos e o charme de cidades históricas a menos de 3 horas de BH. Perto das históricas São João Del Rey e Tiradentes, a vinícola oferece degustações e harmonizações no novo restaurante e até piquenique em meio às videiras. Além de visitar as vinhas e a bela fazenda onde estão inseridas, o turista também poderá degustar belos pratos com influência francesa e produtos mineiros no restaurante inaugurado recentemente no espaço. O visitante pode ainda degustar os vinhos, leva-los para casa adquiridos na adega ou fazer um piquenique em meio às videiras. O restaurante tem um salão e varanda com capacidade para até 70 assentos, e uma área descoberta no jardim que reúne mais 16 lugares à mesa, com vista para um gramado de mais 800m2 de extensão.

 

FESTA RETRÔ – ANOS 80 E 90

 

 

MONTES CLAROS-MG – A terceira edição da festa I Love Flashback, que promete resgatar a atmosfera dos anos 80 e 90 em grande estilo, promete movimentar o Turismo de Eventos no dia 7 de setembro, sábado, a partir das 20 horas, na Vila Aruanna. Numa realização da Notável Produções de Eventos, o evento relembra os velhos tempos e celebra a música e cultura das décadas de ouro. “Quando imaginamos o formato da festa, a ideia era transportar as pessoas diretamente para a era das cores vibrantes e dos hits que marcaram época. A cada edição, a festa atrai mais público, pela qualidade, pelas atrações e pelo serviço que oferecemos”, detalha Rodrigo Mesquita. A festa, numa estrutura impecável, será em formato coquetel balada, mas haverá mesas e lounges de descanso com sofás, de uso rotativo para os presentes. I LOVE FLASHBACK terá uma line-up especial com as atrações DJ ALYSSON MINEIRO, que comandará as pick-ups com as músicas mais marcantes dos anos 80 e 90. Para os fãs do rock nacional, a atração é a BANDA TUBARÃO VERMELHO, cover de uma das maiores bandas do rock brasileiro, Barão Vermelho. No repertório as melhores músicas do Barão Vermelho e os grandes sucessos do rock nacional e internacional das décadas de 80 e 90. Os ingressos disponíveis para compra online através do site: https://cleareventos.com/comprar-ingresso/i-love-flash-black-6436. E também na loja da Chilli Beans, no Montes Claros Shopping e pelo telefone (38) 99253-7946

 

CAPACITAÇÃO EM JANUÁRIA

 

JANUÁRIA–MG – Programa do Sebrae Minas capacita donos de bares e restaurantes de Januária. Durante seis meses, empreendedores do setor de alimentação fora do lar participarão de atividades do Prepara Gastronomia. A região de Januária, no Norte do estado, recebe um grande fluxo de turistas para conhecer as belezas naturais do Parque Nacional Cavernas de Peruaçu, e dos rios São Francisco e Pandeiros. Para oferecer atendimento de qualidade a esse público crescente, o Sebrae Minas promove o Prepara Gastronomia, programa que capacita empreendedores do segmento de alimentação fora do lar. Ao todo, 11 empresas aderiram a iniciativa e, durante seis meses estão participando de capacitações e treinamentos sobre inovação de cardápios, precificação e atuação em eventos no setor de alimentação, além da realização do festival gastronômico. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas e estimular a inovação no atendimento e na prestação dos serviços.

 

JUSTIÇA ANULA AUDIÊNCIA DA VALE

 

Serra da Gandarela fica entre Santa Bárbara e Caeté; projeto da Vale prevê mina, pilha de estéril, usina de tratamento de minério e ramal ferroviário. Crédito: arquivo ICMBio

 

 

BELO HORIZONTE – MG – Empreendimento fica próximo à Unidade de Conservação Federal (UC) do Parque Nacional da Serra do Gandarela, na região Central do Estado. A Justiça Federal determinou a anulação de duas audiências públicas realizadas pela Vale para o processo de licenciamento ambiental para o Projeto Apolo, entre as cidades de Santa Bárbara e Caeté, na região Central de Minas Gerais. O empreendimento é próximo à Unidade de Conservação Federal (UC) do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Segundo ação movida pelo Projeto Manuelzão e Instituto Guaicuy, as audiências não poderiam ser realizadas sem a Autorização de Licença Ambiental (ALA) do gestor da UC, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além de deferir tutela de urgência para anular as duas audiências realizadas nos dias 22 e 23 de maio deste ano, a juíza Ana Cristina Rocha Gonçalves condicionou a continuidade do processo de licenciamento ambiental, com novas audiências, à prévia formalização do pedido de autorização para licenciamento ambiental do Estado de Minas Gerais ao ICMBio.

 

NOVO NOME PARA O MERCADO CENTRAL DE BH

 

 

BELO HORIZONTE – MG –  O nome do Mercado Central de BH vai mudar para MERCADO CENTRAL KTO e passa a valer a partir do dia 7 de setembro, quando o empreendimento completará 95 anos. Em parceria com uma plataforma de apostas, o empreendimento passará a se chamar MERCADO CENTRAL KTO. A empresa utilizará a estratégia de naming rights para viabilizar a divulgação da marca, e a nova patrocinadora afirma que esse acordo é inédito entre os mercados do tipo, no mundo. Inaugurado em 1929 como Mercado Municipal, era usado como um local de abastecimento da própria cidade, como uma Ceasa hoje em dia. Na década de 1960, a Prefeitura decidiu vender o imóvel e os próprios comerciantes se uniram para comprá-lo. Hoje, o Mercado Central de Belo Horizonte é o único mercado privado da América Latina. Além de ser um dos principais pontos turísticos da capital mineira, o Mercado é bastante frequentado pelos próprios belorizontinos. Isso é facilmente compreensível, tendo em vista a enorme variedade de produtos que podem ser encontrados nas mais de 400 lojas. São 24 mil metros quadrados, três andares e oito saídas, em cinco ruas diferentes!

 

SEMINÁRIO TRANSESPINHAÇO – NATUREZA E AVENTURA –

 

 

MONTES CLAROS-MG – O Parque Estadual Lapa Grande, em Montes Claros, norte de Minas, foi o ponto de encontro para um grupo apaixonado pela natureza e pela aventura – o 10º Seminário Transespinhaço. Esse evento reuniu pessoas com o objetivo de desenvolver e celebrar a Trilha Transespinhaço, um trajeto que promete não apenas percorrer a extensão da Serra do Espinhaço, mas também conectar corações e mentes em uma jornada pela preservação ambiental e pelo turismo sustentável. E a equipe do Viagem Kombinada, Agentes Transformadores de Comunidades, acompanhou tudo e colaborou nesta matéria, visando participar e entender um pouco mais sobre este incrível projeto baseado no princípio de voluntariado que está transformando e impactando positivamente a vida das pessoas amantes das trilhas e caminhadas de longo curso no Brasil e até de outros países. A Trilha Transespinhaço começou como uma ideia em 2018, num seminário na UFMG, e desde então cresceu para se tornar um projeto grandioso que abrange 1.200 km de Ouro Branco até Espinosa, no norte de Minas Gerais. Cruzando 42 municípios e 53 unidades de conservação, a trilha segue o traçado natural da Cordilheira do Espinhaço — a única cordilheira do Brasil — e tem como missão inspirar as pessoas a reconectar com a natureza. Seguindo as diretrizes da Rede Brasileira de Trilhas, a Transespinhaço se destaca pela simplicidade e autenticidade de sua sinalização: apenas estêncil e latas de tinta spray nas cores amarelo e preto para guiar os caminhantes, reforçando a identidade rústica e o caráter minimalista da trilha. Essa abordagem não é apenas prática, mas também reflete um compromisso com a sustentabilidade e o mínimo impacto ambiental. O principal objetivo do Seminário foi traçar um plano claro para os próximos passos da trilha, especialmente nos setores 4 e 5. O setor 4, que vai de Olhos D’Água a Grão Mogol, está na fase final de definição do traçado, enquanto o setor 5, que leva de Grão Mogol até a divisa com a Bahia, ainda está em fase de propostas e mobilização comunitária. Mais do que planejar, o evento buscou colocar a “mão na massa” e realmente avançar na construção e sinalização desses trechos, promovendo um sentimento de pertencimento e responsabilidade entre todos os envolvidos. O seminário também teve como propósito fortalecer a governança comunitária da trilha, garantindo que cada passo dado seja fruto de um esforço conjunto, que respeite tanto a natureza quanto as culturas locais. O sonho é ver a trilha Transespinhaço conectando pessoas e lugares de Ouro Branco a divisa com a Bahia, criando um corredor verde de biodiversidade e cultura. O evento foi uma verdadeira confluência de perfis: aventureiros de fim de semana, praticantes de ecoturismo, empresários do setor turístico, gestores municipais, intelectuais e simpatizantes da causa ambiental. Havia também guias e condutores de turismo, professores universitários, e gestores de parques estaduais, todos unidos pelo desejo de contribuir para a trilha. Gestores de unidades de conservação como o Parque Estadual Serra Nova e Talhado, Parque Estadual de Grão Mogol, Parque Estadual Lapa Grande, Parque Estadual de Botumirim, e Parque Estadual Caminho dos Gerais trouxeram suas perspectivas únicas e vasto conhecimento para enriquecer as discussões.

 

JANTAR DA INDEPENDÊNCIA

 

BELO HORIZONTE-MG – A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais, em parceria com o INHAC – Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias organiza a terceira edição do Jantar dos 7.  As gastronomias brasileira e portuguesa se encontram em um evento exclusivo que reunirá sete chefs dos dois países em Belo Horizonte. O encontro inédito será no Centro do Referência do Queijo Artesanal (CRQA), no dia 7 de setembro, às 7 da noite. Comandam a noite, os chefs Paulo Turziani, Jaime Solares, Luciano Avellar, Juliana Duarte, Cristóvão Laruça, Alexandre Miguel e Fernanda Aguilar. Com o objetivo de promover e estreitar as relações entre Minas Gerais e Portugal, o Jantar dos 7 é evento onde associados da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais e lusófonos têm a chance de se reunir, trocar experiências, fazer networking enquanto são regalados pelas iguarias das culinárias brasileira e portuguesa. Os sete chefs apresentam pratos autênticos e inovadores, preparados com ingredientes típicos de cada país. Os pratos, que serão harmonizados com vinhos brasileiros e portugueses, são:

1º tempo: Acepipes:  Mousse de Bacalhau, Cogumelos ao forno com Queijo Minas Artesanal, Rosbife de Presa de Porco em escabeche de Goiaba, Escabeche de Sardinha

2º tempo: Gnocchetti de espinafre, creme de Serra da Canastra e aspargos.

3º tempo: Curau de milho verde com queijo, pancs, brotos e telha de angu

4º tempo: Bacalhau com Natas em creme de Queijo Minas Artesanal

5º tempo: Bombom de Leitão da Bairrada

6º tempo: Peito Angus, mandioca e requeijão moreno

7º tempo: Queijada Portuguesa com Queijo de São Roque, creme de Figo e crocante de Marmelo

 

REFERÊNCIA EM QUEIJO E GASTRONOMIA MINEIRA

BELO HORIZONTE-MG – O Centro de Referência do Queijo Artesanal – CRQA e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC formam um centro cultural inédito no Brasil, que atua na promoção da gastronomia mineira e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. Situado no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte (MG), o espaço multiuso é dedicado à valorização do binômio cultura e educação em Minas Gerais. O Centro de Referência reúne a Exposição Permanente sobre o Queijo Artesanal, uma loja colaborativa, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto português radicado no Brasil, José Lourenço, foi selecionado entre os 30 melhores projetos dos países de língua portuguesa, na categoria Arquitetura e Cultura, pela Revista Arch Daily. Recebe escolas públicas e privadas agendadas e visitantes que queiram aprender um pouco mais sobre a importância do queijo artesanal. Escola de gastronomia de padrão internacional em Belo Horizonte, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC é resultado da soma de esforços em prol da qualificação dos jovens de Minas Gerais. O chef Léo Paixão assina a diretoria acadêmica do instituto, que deu início em 2024 à primeira turma do Curso Técnico em Gastronomia. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso é gratuito, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social com carga horária de 960 horas e 80 vagas anuais. O Centro de Referência do Queijo Artesanal e o INHAC contam com patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Angloamerican, Ventana Serra, EPO, Espaço 356, Geosol, LOG e Terrayama. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

 

FOTO DESTAQUE

 

O DESTAQUE de hoje vai para a Equipe do Montes Claros Handebol/AEESB que pegou a estrada e foi a São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas) disputar a Fase Final do Campeonato Mineiro de Handebol Infantil Feminino, promovido pela Federação Mineira da modalidade. A etapa aconteceu nos dias 30 de agosto a 1º de setembro. As equipes montesclarenses conseguiram a classificação para disputar o Campeonato Mineiro pela Zonal B, na competição realizada dos dias 12 a 14 de julho, em Montes Claros, ao lado de equipes de Paracatu, Pirapora e Curvelo. O torneio foi composto por 24 equipes no naipe feminino e 20 no Masculino. Após as vitórias conquistadas em São Sebastião do Paraíso, esta Equipe Feminina do Handebol de Montes Claros se classificou para disputar o Campeonato Brasileiro, em data ainda a ser marcada. Parabéns a todas as atletas e equipe envolvida!

——————————————————-

GAL BERNARDO

Jornalista e Turismóloga

——————————————————-

Previous Primavera: Esteta dá dicas importantes para o cuidado com a pele 
Next ACI, CDL e Imprensa conhecem a nova infraestrutura do HDG

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *