Segunda-Feira, 03 de março de 2025
PERUAÇU NA LISTA DE PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL DA UNESCO
PERUAÇU
ITACARAMBI – MG – O Governo Federal concluiu o processo de indicação do Cânion do Peruaçu para reconhecimento como Patrimônio Mundial Natural. Avaliação final para elaboração de relatório com recomendações ao Comitê do Patrimônio Mundial deve ocorrer de 6 a 16 de julho na Bulgária. O Brasil concluiu, na sexta-feira (28/2), o processo de indicação do Cânion do Peruaçu, situado no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, para a Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Localizado no estado de Minas Gerais, o sítio se destaca por sua beleza natural excepcional e importância geológica única. Esta foi a última etapa do processo de candidatura antes da avaliação final, realizada por um painel de especialistas responsável por elaborar o relatório com recomendações ao Comitê do Patrimônio Mundial, prevista para ocorrer de 6 a 16 de julho, em Sófia, Bulgária. Por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o governo federal propôs uma alternativa de delimitação territorial, considerando demandas indígenas relacionadas à demarcação de terras, respeitando o direito à autogovernança do povo indígena Xakriabá, que vive na região. A atualização da proposta brasileira mantém o foco no Cânion do Peruaçu, conforme sua inclusão original na Lista Indicativa do Brasil em 1998. A inscrição do sítio na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco visa fortalecer a preservação ambiental, impulsionar o turismo sustentável e promover o valor, histórico e científico do sítio, trazendo benefícios para os municípios do entorno do Parque. Com uma área de 38.003 hectares, o Cânion do Peruaçu abriga um impressionante complexo de cavernas monumentais, sítios arqueológicos milenares e uma biodiversidade única, compondo uma paisagem de rara beleza e grande importância científica. Um dos destaques é a Gruta do Janelão, cujas galerias ultrapassam 100 metros de altura e largura. No local, encontra-se também a Perna da Bailarina, a maior estalactite do mundo, com aproximadamente 28 metros de comprimento. O cânion também abriga 114 sítios arqueológicos que registram ocupações humanas desde o Pleistoceno, há mais de 12.000 anos, evidenciadas por pinturas rupestres excepcionalmente preservadas. (Colaboração: Guia Joe Caverna)
—————————————————————
“BARRADOS NOS ANOS 80” REENCONTRO DE GERAÇÃO
MONTES CLAROS – MG – A Segunda edição do evento será no dia 5 de abril com banda nacional como atração principal. Os maiores sucessos musicais, os passos de danças e o estilo extravagante da moda da década de 80 serão revividos em Montes Claros com muita energia, nostalgia e diversão. A Festa “Barrados nos anos 80”, que teve grande sucesso na sua primeira edição com a Banda Rod Hanna em 2023, este ano terá como grande atração a Banda Viva Noite, também conhecida nacionalmente, com um repertório especial dos grandes hits da década de 80. Haverá também apresentação do DJ especial Flash Back, de São Paulo. O evento acontecerá, no sistema “tudo incluído”, no grande espaço de Lilia Buffet. O ambiente receberá decoração especial nigth club com o brilho de globos espelhados, cores vibrantes e mesas incrementadas com discos de vinis, fazendo menções aos maiores ídolos musicais da década de 80. Assim, possibilitará uma verdadeira viagem de volta ao tempo, a uma época ainda antes do surgimento da internet, mas marcada por uma grande efervescência musical. Foi a chamada “década inesquecível”. A “viagem” de volta ao tempo também será pelo cardápio: barquetes, croquetes e cigarretes, além de drinks dos anos 80 como Pina Colada, Blue Lagoon, Tequila Sunrise e sangria (à base de vinho e frutas). Os ingressos para participação podem ser adquiridos pelo link solicitado pelo WhatsApp (38 99924 8401). Mais informações podem ser obtidas na página da promoção no instagram: @barradosnosanos80. A idealizadora e organizadora da Festa, Isabella Rebello, explica que o evento volta a acontecer a pedido dos próprios participantes da primeira edição em 2023, que teve grande sucesso, reunindo 450 pessoas. Segundo Isabella, para este ano “a expectativa é de contar com 600 participantes”. Ela explicou que a segunda edição de “Barrados nos anos 80” mantém o propósito de “promover o reencontro dos amigos, grupos de pessoas que faziam parte da geração na década de 80, ao som de músicas de grupos nacionais como Blitz, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Metrô e Engenheiros do Hawaii, entre outros. Da mesma década também são recordados hits internacionais como Cyndi Lauper, Madonna, Elton John, The Police, Tears for Fears, Donna Summer, A-há e Roxette”. Isabella destaca que a festa objetiva ainda mostrar a importância da geração anos 80. Uma geração onde foram gerados os maiores ídolos, as melhores músicas, os melhores filmes!
LIMITE DE IDADE REDUZIDO
A idealizadora da festa “Barrados nos anos 80” disse que o evento terá uma mudança em relação à primeira edição. Em 2023, a festa foi “proibida para menores de 40 anos”, marcando a “exclusividade” para a geração anos 80. Desta vez, o limite de “idade mínima” para o acesso à festa baixou para 35 anos, mas acompanhadas com pessoas com mais de 40 anos. “Com essa mudança, o nosso objetivo é permitir que as pessoas que viveram na década de 1980 possam levar seus cônjuges mais jovens à festa”, esclarece Isabella Rebello
—————————————————————
MONTES CLAROS DESTAQUE NO TURISMO
MONTES CLAROS–MG – O jornal Estado de Minas, de BH, publicou reportagem (https://www.em.com.br/emfoco/2025/01/21/quer-fugir-da-rotina-conheca-montes-claros-e-se-apaixone/) na edição de 21 de fevereiro passado, destacando os encantos de Montes Claros. Com o título “Quer fugir da rotina? Conheça Montes Claros e se apaixone!”, a matéria jornalística mostra os atrativos da cidade e a sua vocação cultural, gastronômica, educacional e de negócios. A maior cidade do Norte de Minas é apresentada como um excelente destino turístico, com destaque para trilhas, escaladas, cachoeiras, grutas misteriosas e a exuberante natureza do bioma do cerrado. A cidade é apontada ainda com destaque na gastronomia, com pratos que mostram a influência da culinária baiana. Um dos pratos elogiados é o tradicional arroz com pequi. Montes Claros é vista também como uma importante região de confluência de povos, que reflete a tradição cultural e histórica de todo o norte de Minas. Outro enfoque é a caracterização do município como um importante centro educacional, com a presença de escolas e faculdades que atraem estudantes de todo o estado e até mesmo do Brasil. A reportagem confirma o potencial econômico que já deu à cidade um amplo reconhecimento através de atração de empresas, vasta mão de obra qualificada e um destino promissor para a celebração de negócios.
SAMAMBAIA DE OLHO NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL
A comunidade de Samambaia (Montes Claros) se esconde em meio d´uma bela montanha verde, com paredões de pedra, algumas com pinturas rupestres, dando um ar bucólico e convidativo para o turismo de aventura. O povoado abriga poucas casinhas bem cuidadas e coloridas, onde você encontra muita comida mineira. Os moradores recebem os turistas como se fossem de casa e rapidamente você estará ambientado entre as mesinhas no jardim degustando sabores variados. Lugar ideal para um fim de semana sabor de descanso e tranquilidade para os amantes do turismo rural. O lugar realiza, há 10 anos, a maior cavalgada do norte de Minas, que este ano vai acontecer no dia 5 de abril. Samambaia está localizada a 48 km de Montes Claros, pela estrada da produção, num trajeto todo asfaltado.
Pensando numa alternativa para o desenvolvimento do turismo rural, os moradores de Samambaia solicitaram do Senas Minas um curso de empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver a atividade profissionalmente. O treinamento aconteceu de 11 a 14 de fevereiro, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, tendo como mobilizador, Amarildo Borges Silva, Agente de Desenvolvimento Rural. O curso Empreendendo o Turismo no Espaço Rural é um produto do Sistema Faemg Senar, e foi ministrado pela instrutora de Turismo Rural, Gal Bernardo, turismóloga credenciada pelo Senar. O curso contou com 13 participantes, que durante 04 dias vivenciaram experiências e adquiriram conhecimentos necessários para fazer do Turismo Rural uma opção de emprego e renda. O empreendedor Ubaldo Ferreira Gonçalves, participante do evento, comentou sobre o potencial turístico de Samambaia: ”Eu acredito muito na viabilidade do turismo rural aqui na nossa comunidade, onde as pessoas são hospitaleiras e o lugar é de uma beleza exuberante. Vai dar muito certo, pois esse curso nos deixou preparados para desenvolver a cadeia produtiva do turismo”.
——————————————————-
GAL BERNARDO
Jornalista e Turismóloga
——————————————————-
No Comment