Durante o evento Inovação e Transparência, realizado no Hospital Luxemburgo, para apresentação dos avanços rumo a superação da crise financeira enfrentada pelo Instituto Mário Penna, foi apresentado conjunto de ações que, sobretudo, visam garantir o atendimento à milhares de pacientes com qualidade e humanização. Na oportunidade, foi prestada uma homenagem ao superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, pela contribuição do hospital, através do sistema de Painel de Gestão à Visa, utilizado na Instituição.

A recuperação do déficit financeiro envolve melhorias no gerenciamento dos processos relacionados a área assistencial, captação de receitas e transparência na gestão. Com esse foco, foram apresentadas ferramentas como o Painel de Gestão (inspirado no Painel de Gestão à Vista da Santa Casa de Montes Claros), inovação em gerenciamento, que demonstra em tempo real os números dos atendimentos e procedimentos; o Prontuário Eletrônico, que garante mais segurança e eficiência nas informações dos pacientes; e o Portal da Transparência, que disponibilizará números de receitas e despesas, além de outras informações relacionadas a gestão da instituição.

Na oportunidade, foi realizada uma homenagem ao superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Sr. Maurício Sérgio Sousa e Silva pela contribuição, parceria e apoio no desenvolvimento do Painel de Gestão, ferramenta de primordial importância para o aprimoramento e modernização dos novos processos instituídos pelo Instituto Mario Penna. Segundo Maurício Sérgio, “é sem dúvida uma honra e uma grande satisfação ver que a Santa Casa de Montes Claros tem sido exemplo para instituições filantrópicas, como o Instituto Mario Penna, para buscarem novas ferramentas e processos para proporcionar um melhor atendimento aos seus pacientes”, disse.

Em 2018, podemos destacar o desenvolvimento do nosso painel. Uma ferramenta de gestão à vista, com tecnologia desenvolvida pelo hospital e única no Brasil que consegue mapear todas as áreas da Instituição em tempo real e que pode ser acessada e administrada por qualquer dispositivo online. Além disso, é possível ter acesso a toda rotina e atendimento de cada paciente, dados financeiros e gestão de insumos e recursos humanos, otimizando todo o processo de atendimento da Santa Casa de Montes Claros. Ou seja, é possível gerenciar desde o estoque até a alta do paciente. Com essas informações à mão e em tempo real, é possível traçar estratégias para diagnósticos mais rápidos, soluções imediatas, tratamentos mais precisos, com qualidade e toda segurança, sendo de fundamental relevância para as tomadas de decisões, contribuindo para a diminuição do tempo de permanência do paciente e até do absenteísmo do corpo laboral.