GeoÚtil facilita a interação entre cliente e empresa com varejo de proximidade

Com o lançamento de inúmeras inovações tecnológicas, o diferencial de um bom gestor é a capacidade de modernizar seu processo de gestão, vendas e comunicação, adaptando seu negócio às rápidas mudanças do mercado. E as startups trazem inovações em diversas áreas, como a Wiser Place, que inseriu Montes Claros no rol de cidades pioneiras no varejo de proximidade, uma tecnologia que utiliza o aplicativo de celular GeoÚtil para fomentar negócios.
Segundo a Reuters, a tendência do mercado em 2018 é a utilização da inteligência artificial para facilitar as tomadas de decisões e impulsionar o crescimento de sua empresa buscando combinar mecanismos de big data com decisões de investimento.
Em vista disso, uma startup montes-clarense, a Wiser Place, criou o aplicativo GeoÚtil. “O app é uma ferramenta poderosa que integra gestão, marketing e vendas, coletando informações de forma não invasiva. As ferramentas do app podem nortear o gestor na produção de relatórios, enviar notificações de promoções direto para o celular do consumidor e até mesmo dizer a quantidade de pessoas que entraram em seu estabelecimento. Esta inovação tem o poder de trazer mais resultados para os empresários de Montes Claros, direcionando os planos de ações do gestor e focando em um atendimento personalizado e não invasivo.”, explica José Reis, mentor da ideia, inédita no Norte de Minas.


Tecnologia sob medida

Para o consumidor final, o GeoUtil funciona como um facilitador na busca por estabelecimentos, produtos e eventos. O app permite que o próprio usuário defina os tipos de notificações que deseja receber de acordo com seu interesse, filtrando apenas as informações que são relevantes e, evitando uma enxurrada de notificações. Também é possível para o consumidor compartilhar a avaliação dos estabelecimentos visitados, dando um retorno de como foi a recepção, atendimento e outras informações.
Reis destaca que “conseguir informações relevantes a respeito do perfil de consumo do cliente é fundamental para desenvolver ações mais precisas. O fato é que existem muitas novidades que podem ajudar esse time a fidelizar os clientes e é preciso acompanhar esses pontos para que uma empresa se mantenha em pé de igualdade com a concorrência, e possa, de fato, disputar a preferência do consumidor”.
Por outro lado, os aplicativos de celular estão se tornando aliados dos consumidores. “Pelo celular, por exemplo, apenas com o bluetooth ativado, o consumidor em potencial pode receber conteúdos de acordo com seu desejo, localizar o estabelecimento onde se encontram e escolher o que oferece pelo menor preço e com a melhor qualidade”, completa José Reis. O aplicativo está em fase de estes, mas já têm empresas interessadas na tecnologia, que também estará presente na Expomontes e na Fenics.


Crédito: Nágila Almeida