Cinema adaptado para criança autista estimula convívio social
 

No dia 16 de fevereiro, às 11 horas, o Montes Claros Shopping realiza a Sessão Azul, para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias, em parceria com o Cinemais, a ANDA – Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista e a Eu Faço Cultura.

A sessão de cinema será totalmente gratuita, não haverá compra na bilheteria, apenas inscrições através do site do projeto a partir do dia 12 de fevereiro:. www.sessaoazul.com.br/sessoes

A proposta básica do projeto é a realização de sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias, mas não se trata apenas disso. O objetivo principal do projeto é que as sessões adaptadas de cinema possibilitem a ambientação das crianças neste espaço cultural, permitindo e encorajando que ao longo do tempo estas crianças e suas famílias venham a frequentar as sessões regulares.

Além disso, a expectativa é de inserir esta atividade cultural na rotina da família, abrindo novos horizontes e possibilidades de lazer, funcionando inclusive como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança e o engajamento dos pais no processo de tratamento.

“Decidimos iniciar a realização destas sessões após observarmos vários casos em que as famílias de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) muitas vezes deixavam de ter um convívio social maior por receio ou em, alguns casos, até vergonha da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis, como por exemplo ir ao shopping, restaurantes, frequentar festas, ou ir ao cinema. Além disso identificamos que existem muito poucas opções de entretenimentos especializados voltados para estas famílias no Brasil.” – afirma a psicóloga Carolina Salviano, uma das idealizadoras do projeto e fundadoras da CapaciTEAutismo.

O filme a ser exibido em cada sessão será escolhido pelo público através de um enquete on-line que sempre trará ao menos 2 opções de filmes de temática infantil em versão dublada e 2D. Durante a sessão, que não trará trailers comerciais, a sala de cinema permanecerá com as luzes levemente acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade.

Através de profissionais devidamente capacitados, é feito o acompanhamento e orientação às famílias de forma que as sessões funcionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema, e também para os pais para orientá-los em como lidar com as dificuldades de adaptação da criança ao novo ambiente, de forma que auxiliem diretamente para realizar e facilitar esta ambientação.

Com o apoio das redes de cinemas Kinoplex, Cinemark, UCI, Cinesystem, Cinemaxx, Centerplex, AFA Cinemais e Cineart, que abriram suas portas para este projeto, já foram realizadas mais de 300 sessões nos estados Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal, atingindo mais de 31.000 pessoas desde dez/2015.

Em fevereiro, além das sessões regulares, acontecem duas estreias, Recife e Montes Claros.
Em Montes Claros a sessão de estreia será no Montes Claros Shopping, no dia 16 de fevereiro.

Veja a programação em www.sessaoazul.com.br/sessoes