A Santa Casa de Montes Claros, em parceria com acadêmicos das Faculdades Santo Agostinho, realizou ação voltada para os colaboradores das farmácias central e bloco cirúrgico do hospital para  ressaltar sobre o uso adequado de medicamentos, automedicação e uso indiscriminado.

 

Segundo a farmacêutica clínica da Santa Casa, Renata Lydiane Soares Silva, quando o uso é indiscriminado apresenta sérios risco à saúde. “Os perigos são diversos como dependência, intoxicações, reações adversas, resistência bacteriana, reações de hipersensibilidade, risco de lesões gástricas, mascaramento de doenças, dentre outros. É fundamental procurar o profissional da saúde, médico e farmacêutico, para obter orientações sobre o uso adequado dos medicamentos”, afirma.

Descarte correto

Durante o evento também foram realizadas orientações sobre o descarte correto de medicamentos, que são substâncias químicas e se descartados de maneira incorreta oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente, por conta da contaminação do solo e da água. “Os remédios em desuso devem ser encaminhados para o destino correto através dos estabelecimentos de saúde, não sendo portanto recomendado o descarte conjunto com resíduos domésticos, devido ao alto risco de contaminação do meio ambiente”, explica a farmacêutica clínica.