Texto Ana Paula Paixão / Foto Hudson Brazil
Na noite de ontem (01), a Santa Casa de Montes Claros, em parceria com as Clínicas Radialis e Oncocenter, deu início a programação do mês mais rosa do ano. Com o tema “Cuidar de si é um ato de amor”, as fachadas do hospital e das clínicas receberam iluminação cor de rosa para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce em relação ao câncer de mama. “O Outubro Rosa é uma campanha importantíssima para ampliar a consciência das pessoas acerca das ações de prevenção e rastreamento precoce do câncer de mama, que hoje é a principal causa de morte por câncer em mulheres em todo o mundo. A campanha tem como foco a conscientização sobre o autoexame e a realização dos exames de imagem e a promoção do autocuidado”, explica a médica radio-oncologista, Lucianne Maia.
A Santa Casa de Montes Claros está  preparada a um nível global e dispõe de todo um parque tecnológico e pessoal para  receber a paciente oncológico. O acolhimento vai desde desde o diagnóstico ao tratamento cirúrgico, medicamentoso, quimioterápico e radioterápico. “Contamos com uma equipe multidisciplinar que engloba, além dos profissionais médicos, nutricionistas e psico-oncologista, por exemplo”, fala o médico mastologista, Gessandro Fernandes.
O mastologista ressalta que as ações do outubro rosa, além da conscientização, devem chamar a atenção para o diagnóstico precoce e a necessidade da realização da mamografia. “O diagnóstico precoce pode mudar o desfecho da doença, que pode levar a morte. Quando detectado precocemente, a chance de cura é de até 95%. Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), orienta fazer a mamografia uma vez por ano, a partir dos 40 anos”, finaliza.
Para reforçar a luta contra o câncer de mama, a médica oncologista Juliana Arruda conta que “no próximo dia 10, será realizado um workshop que contará com a participação de uma nutricionista e uma psico-oncologista. O público-alvo são as próprias pacientes oncológicas. Já no dia 17, acontece o Papo Rosa, que debaterá assuntos relacionados sobre o câncer de mama na atualidade e temas de interesse ao universo feminino. Neste mesmo dia serão apresentadas as madrinhas do Outubro Rosa Santa Casa 2019. A ação é destinada ao público feminino. A programação conta ainda com o Dia Rosa (25), que proporcionará um dia beleza e relaxamento para as pacientes oncológicas. E para finalizar as atividades, no dia 31 teremos uma palestra sobre a contribuição da genética para o câncer de mama. O público são profissionais médicos da área.”
Para participar das atividades, as interessadas podem entrar em contato através do telefone 38 9 9232.1121