Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: Hudson Brazil
O mês de setembro é marcado por diversos eventos, diversas cores: verde, amarelo, dourado e também o azul. Aproveitando as comemorações e conscientização sobre a importância do Setembro Azul, na tarde de ontem (06), foi realizada solenidade de formatura da primeira turma do Curso de Libras, oferecido de forma gratuita pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Imaculada Conceição (IPEIC), da Santa Casa de Montes Claros, em parceria com a Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC, para 33 colaboradores do hospital – recepção, ouvidoria e assessoria de imprensa.
Durante a cerimônia, o provedor da Instituição, José Gilson Veloso Caldeira, falou sobre a importância da inclusão social. “A luta das pessoas com algum tipo de deficiência em busca de uma sociedade com menos preconceito e mais inclusão é um dever de todos e essa luta é contínua”, disse. O superintendente Maurício Sérgio destacou que “no mês em que comemoramos as conquistas obtidas ao longo dos anos, também reforçamos a necessidade da inclusão cada vez mais em espaços variados, nos quais pessoas surdas e ouvintes possam aprender e crescer juntos. Na oportunidade, agradeço a parceria com a ASMOC e parabenizo os nossos colaboradores pela dedicação e empenho ao longo desses últimos meses”, disse.
Através dessa capacitação, a Santa Casa de Montes Claros busca mais uma vez, oferecer um atendimento digno e humanizado para todos que a buscam. Para a professora de Libras, Camila Xavier, a parceria com o hospital proporcionará mais conforto para o atendimento das pessoas surdas e ouvintes. “Os colaboradores poderão se comunicar melhor com uma pessoa surda não só no hospital, mas em qualquer ambiente.

O superintendente anunciou que o próximo passo será a realização de uma segunda turma. “Os colaboradores das recepções são as primeiras pessoas que os pacientes têm contato. Por isso decidimos iniciar a capacitação por eles. Vamos preparar agora uma segunda turma, dessa vez, para os colaboradores das equipes assistenciais”, explica. Para finalizar, o diretor de RH e administrativo do hospital, Alex Fabiano Rocha, ressaltou sobre a importância da ação. “A Santa Casa investe em novas tecnologias, novos métodos e técnicas de tratamento e também investe em recursos humanos, pois nosso foco é oferecer a todos que nos procuram, um atendimento cada vez mais qualificado, inclusivo e humanizado”.