Com a presença do Secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, representando o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, foi inaugurado na manhã de hoje, 29, o segundo acelerador linear da Santa Casa de Montes Claros. Com instalação do segundo equipamento,  ambos equipamentos localizados na Clínica Radialis, o hospital aumenta sua capacidade de atendimento em relação aos pacientes oncológicos que necessitam de radioterapia. “A Instituição tem um foco muito grande com os pacientes oncológicos. Através desse novo equipamento vamos poder atender até 50% a mais do que anteriormente. Ficamos muito contentes com mais essa vitória, pois nossa meta é poder oferecer um atendimento cada vez mais humanizado para a população da região”, disse o superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva.
De acordo com a coordenadora da Clínica Radialis Santa Casa, a radioterapeuta Lucianne Maia, nas últimas décadas o câncer ganhou uma dimensão maior, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. “O controle da doença depende de uma série de medidas que garantam agilidade, eficácia, segurança ao paciente e acima de tudo humanização. E é isso que estamos buscando constantemente para os nossos pacientes”, ressaltou. Durante a solenidade, Francisco de Assis ressaltou a importância da Santa Casa de Montes Claros para a região e parabenizou a atual gestão pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no hospital. “A Santa Casa consegue desenvolver a filantropia entregando para o cidadão aquilo que ele precisa, de uma forma muito clara e um mecanismo consistente através de sua gestão”, afirmou.
O provedor do hospital, Gilson Caldeira, ressaltou que a Instituição é referência em atendimento de alta complexidade para uma população estimada em 2 milhões de habitantes e que, com a instalação do novo acelerador linear, a Santa Casa confirma sua vocação e pioneirismo no que diz respeito a novas tecnologias. “A parceria do hospital com as clínicas Oncocenter e Radialis é fundamental para os melhores resultados no tratamento oncológico, oferecendo um atendimento integral e multidisciplinar aos seus pacientes. O novo acelerador linear, que reduz o tempo de exposição do paciente à radioterapia, é ainda mais preciso, pois atinge especificamente o tumor, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento, reduzindo os riscos de complicações, aumentando a probabilidade de cura e o melhor, proporcionando muito mais qualidade de vida para o paciente”.

Na oportunidade, foi realizada cerimônia de posse da nova coordenação da Regional Norte da Federassantas, sendo Maurício Sérgio Sousa e Silva, coordenador e Nikolas Alexandro Martins vice-coordenador, que também é Presidente da Fundação Taiobeiras. Outra surpresa durante a solenidade foi o anúncio da premiação da Santa Casa de Montes Claros, pela segunda vez consecutiva, com o prêmio Excelência da Saúde 2019, categoria Filantropia. Em 2018 o hospital foi reconhecido nacionalmente pela Revista Healthcare, do Grupo Mídia, idealizador do Fórum Healthcare Busines, um dos mais importantes eventos na área da saúde na América Latina.
A solenidade contou com a presença de Antônio Carlos Ponce, Presidente da Elekta na América Latina, autoridades, imprensa, vereadores, diretoria, colaboradores e corpo clínico da Santa Casa, da Secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta; do ex-ministro da Saúde, Saraiva Felipe (legislatura  2003-2007); além dos deputados estaduais Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT), Gil Pereira (PP), e o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, que, durante a ocasião, anunciou a destinação de emenda parlamentar aos hospitais da cidade e evidenciou a importância da Santa Casa para a região. Ao final, o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom  João Justino Medeiros e Silva, realizou a bênção às novas instalações.