No dia 24 de agosto, das 14 às 17 horas, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte realizará no Montes Claros Shopping, ao lado da Funorte, ações de capacitação para a população sobre reanimação cardiopulmonar.

O evento tem como objetivo capacitar a população para a identificação de uma parada cardiorrespiratória, pois ações rápidas e precisas, logo após o incidente, são determinantes para a sobrevivência da pessoa. 

A reanimação cardiopulmonar é uma técnica utilizada quando uma pessoa sofre parada cardíaca: é um evento súbito e imprevisível. Pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. Porém, a reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver. 

O evento contará com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e acadêmicos de Medicina para ensinar a população a identificar uma parada cardiorespiratória e ensinar a realizar as manobras de ressuscitação.