O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte realizará a terceira edição do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, no próximo sábado, dia 18, das 10 às 20 horas, na praça do cinema,  no Montes Claros Shopping.

A ação será composta por um circuito  onde as pessoas irão receber orientações para identificar uma vítima com parada cardiorrespiratória; realizar a massagem cardíaca, que consiste em fazer compressões rítmicas e seriadas com o objetivo de garantir a oxigenação dos órgãos; o uso correto do desfibrilador, que é capaz de reverter a fibrilação ventricular; a desobstrução das vias aéreas, quando os presentes irão aprender como se portar quando uma criança estiver engasgada; e a estação especial para os pais e crianças com intuito de alertá-los sobre os acidentes domésticos com utensílios domésticos, como fogão e geladeira, por exemplo, para mostrar os riscos que eles podem oferecer.

Isso é educação em saúde! Além de prestar serviço de urgência e emergência, o SAMU ainda tem um papel importante na sociedade que é capacitar a população para saber agir em situações em que a intervenção, antes da chegada da equipe especializada, é fundamental para salvar uma vida”, diz a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda. O presidente do Consórcio, Silvanei Batista, destaca que as pessoas não podem perder essa chance de se capacitar para ajudar o próximo, que pode ser um familiar como um filho ou um pai, e lembra que a atividade é gratuita e aberta ao público em geral.