Workshop aborda sobre os problemas financeiros e como eles podem impactar a produtividade das pessoas

      A maioria das pessoas acredita que ganhar mais é a resposta para os problemas financeiros, mas sabe-se que a má gestão dos recursos acontece em todos os níveis de classe social. Estar inadimplente pode ser consequência de diversos fatores, porém, a educação financeira é uma estratégia que minimiza o problema. Nos dias 11 e 12 de julho, os workshops “Autoconhecimento Financeiro” e “Educação Financeira pela Metodologia DSOP” acontecerão em Montes Claros, com o objetivo de promover, durante e depois do curso, a mudança em relação ao dinheiro, com planejamento de curto, médio e longo prazos.

O diferencial desse curso é o efeito multiplicador na comunidade, pois os participantes têm a chance de exercitar o conhecimento adquirido em grupos de terapia financeira, escolas e entidades, gratuitamente. Lusciméia Reis, especialista em finanças, terapia e coaching, conta que o projeto é realizado em diversas cidades mineiras e com bastante alcance na população. A iniciativa tem ainda o apoio da ABEFIN, Suprilar e DSOP. “A educação financeira é de extrema importância para a construção de uma cultura que privilegie a melhor gestão do orçamento e que se deve começar desde a infância. Queremos formar multiplicadores nas escolas municipais e estaduais para atuar nas comunidades carentes. Assim, o aluno do workshop se torna o primeiro facilitador de uma rede de educação financeira, com multiplicadores da mensagem”, afirma.

      Eunice Aragão, aluna do workshop, foi facilitadora em Sete Lagoas, em maio, e conta que “a pessoa aprende a priorizar os seus objetivos e deixar de fazer aqueles gastos desnecessários que faz todos os meses. Infelizmente, esta cultura ainda não está disseminada na sociedade, por isso o curso é importante para nos ajudar a mudar de paradigma, alinhar despesas e prioridades, a fim de amenizar e/ou solucionar problemas financeiros”.

Situação financeira e a produtividade

      Pesquisas apontam milhares de brasileiros inseridos como inaptos à aquisição de financiamentos no cadastro de proteção ao crédito, especialmente nos últimos dois anos. Conforme estudos do SPC Brasil (2016), a maioria dos brasileiros não tem sobra de recursos ao final do mês, e seis, a cada dez pessoas, não sabem, exatamente, o montante devido, e 36%, para quais empresas devem.

      Esse estresse financeiro também influencia a vida profissional, pois suscita alterações de comportamento que impactam negativamente no ambiente de trabalho. “O workshop usa estratégias para levar os participantes aprenderem como colocar em prática novos hábitos e atitudes para atingir resultados de excelência. Com novos hábitos, é possível estabelecer prioridades no orçamento financeiro, evitar ou acabar com dívidas, investir com qualidade e criar estratégias para realizar todos os sonhos, independentemente do nível salarial”, explica Lusciméia.

Na programação, serão abordados temas como: Como mudar hábitos e costumes em relação ao dinheiro; Aprender a fazer e analisar um diagnóstico da saúde financeira; Como priorizar e realizar sonhos e objetivos; Elaborar um orçamento financeiro que priorize seus sonhos e sobre dinheiro; Estratégias para atingir a independência financeira (aposentadoria sustentável);  Aprender a evitar ou sair das dívidas; Como utilizar de forma adequada 13º, férias e participações nos lucros; Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar nas diferentes fases da vida; entre outros.

      “A prática mostra que pessoas que têm uma visão de longo prazo, ainda que imperfeita e imprecisa, acabam tendo um desempenho melhor que as pessoas que estão concentradas no curto prazo. Nossa missão é ajudar famílias e empresas a implementarem hábitos saudáveis em relação ao dinheiro e através de uma metodologia redefinirem seu estilo de vida, desenvolver atitudes empreendedoras e comportamentos que produzam liberdade emocional e financeira”, completa a coach.

Serviço:

Workshop Autoconhecimento Financeiro

Local: Av. Cel Prates, 376, sl 308

Data: 11 de julho

Horário: das 18h às 22h

Workshop Educação Financeira pela metodologia DSOP

Local: Av. Cel Prates, 376, sl 308

Data: 12 de julho

Horário: das 18h às 22h

Inscrições: (38) 99105 1392/ 98836 9140/ 99118 4176