Ação realizada em anos anteriores

 

No próximo domingo, 27 de outubro, será realizada Ação de Conscientização pelo Dia Mundial do AVC – comemorado em 29 de outubro. Trata-se de uma iniciativa social da Neuroliga e equipe de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros. A atividade é embasada no projeto da Campanha Mundial, promovida anualmente pela Rede AVC e World Stroke Organization em várias cidades do Brasil e do mundo.

O neurocirurgião da Santa Casa Montes Claros, Dr.Marcílio Monteiro Catarino, explica que o objetivo e a importância da ação é promover a disseminação da informação em relação ao AVC. “É de suma importância a pessoa saber como identificar e a quem recorrer quando alguém próximo apresentar os principais sinais e sintomas, que são: observar a simetria do rosto, observando o sorriso e se a boca não está torta; observar a articulação das palavras, ou seja, se a pessoa não está falando com a língua embolada e com uma fala arrastada; e testar a força nas pernas e nos braços. Nessa última situação você deve pedir para a pessoa esticar os braços e observar se não tem uma perda de força numa parte do corpo”, explica.

Durante a ação, serão apresentadas outras maneiras de se identificar um AVC. Entre elas, aplicativos de celular. Além disso, o neurologista reforça a importância da participação de amigos e familiares, já que o tempo para pedir ajuda, por exemplo, via SAMU, e de chegada do paciente ao hospital, é crucial e determinante no tratamento. “A ação de 2019 é um pouco mais especial, uma vez que este ano tivemos a inauguração e funcionamento da Unidade de AVC Madre Teresa de Calcutá na Santa Casa, o que viabiliza um atendimento mais rápido, seguro e completo dos pacientes”, complementa.

A ação será no Parque Municipal Milton Prates, das 7 às 16h. De acordo com o acadêmico de medicina da UNIMONTES e presidente da Neuroliga, João Vitor Calzavara, serão oferecidos serviços de aferição de pressão, ausculta cardíaca, glicemia capilar, informações e orientações sobre AVC. “Nossa expectativa é de que, como será no domingo, esperamos beneficiar mais de mil pessoas com o evento”, diz. Esta é a nona edição da ação. A também acadêmica de medicina da UNIMONTES e vice-presidente da Neuroliga, Victória Ruas Freire Costa, ressalta que “este ano a atividade contará com o apoio da equipe do SAMU de Montes Claros, equipe de Fisioterapia da Fisiocenter, bem como com alguns patrocinadores que permitiram a realização do evento, como a Supera, GE Hospitalar, Ultra-Hospitalar, Laboratório Santa Clara”, conta.